Inovação

Saiba quem são os ganhadores do Prêmio de Inovação de Joinville 2019

Saiba quem são os ganhadores do Prêmio de Inovação de Joinville 2019

O resultado foi anunciado na última noite da ExpoInovação, que também debateu futuro, educação e investimentos

No último dia da ExpoInovação, em Joinville, educação, tecnologia e futuro foram os temas de destaque. A noite de encerramento também foi marcada pela revelação dos vencedores do Prêmio de Inovação de Joinville 2019, que premia iniciativas de inovação e tecnologia da região em três categorias: academia, empresa e comunidades. 

Os projetos “Oficina de Integração Mexendo a Cuca: Saúde Mental, Gastronomia, Matemática e Cidadania em comunidade”; “Profissionais do século XXI: método ONAMUH de reconhecimento das soft skills dos indivíduos e formação de equipes para a inovação”; e “Curativos que mimetizam a matriz dérmica para regeneração e proteção das lesões provocadas por queimaduras” foram os primeiros colocados respectivamente nas categorias academia, comunidade e empresa. Cada um deles recebeu como premiação uma impressora 3D, além troféus, certificados e uma viagem para a Rota da Inovação em Curitiba.

“O prêmio cumpre a missão de ser mais um canal para todos estarem mostrando seus trabalhos, incentivando a inovação e o desenvolvimento de toda a região”, explicou Richard Klymyszyn” organizador.

Foram inscritos 51 projetos que passaram por uma série de etapas até serem avaliados por uma banca final na manhã do primeiro dia da ExpoInovação.  (confira a lista completa dos ganhadores abaixo)

Educação e futuro em debate

A programação de quarta-feira começou cedo, com um workshop sobre investimentos para startups e novos negócios na Associação Empresarial de Joinville (Acij). Durante a tarde, o teatro Juarez Machado foi palco do Education Talks, um fórum que debateu o papel do professor na Nova Era da Educação. Os educadores presentes se encantaram com apresentações artísticas e palestras sobre educação emocional e educação em tempo de cultura digital com nomes de destaque da área.

Ainda na parte da tarde, os participantes tiveram uma momento de descontração nas experiências de realidade aumentada com óculos 3D, trazidas por Ligia Zotini, da Voicers, que fechou a ExpoInovação com a palestra “Um dia em 2037”, destacando que ao estudar o futuro não se leva somente em conta o ponto de vista tecnológica, mas também humano.

Cleber Affanio, diretor da TIM, abriu a noite de palestras falando dos desafios para a implementação do 5G no Brasil. Ele destacou que é preciso colaboração dos governos para conseguir que esta tecnologia chegue para todas as pessoas com a instalação de antenas. “Em 2025, 34% da população mundial vai estar coberta com o 5G, uma internet ultra rápida e confiável, que sua principal característica é a latência, é tudo instantâneo. Isso vai permitir uma aceleração da implementação da Internet das Coisas, mudanças radicais que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explicou.  

Na sequência, Ana Carla Fonseca, da Garimpo Soluções, falou sobre Cidades Criativas em um mundo efervescente. Ana provocou a plateia com reflexões sobre o futuro do trabalho, como estamos nos preparando para estas mudanças e finalizou com uma importante mensagem: “quanto mais a tecnologia avança, mais somos valorizados pelo que nos faz humanos.”

Mediado pelo secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville, Danilo Conti, o painel Open Innovation contou com a participação de José Martins, coordenador de inovação da Arcelor Mittal e Vinicius Pinto, da Dassault Systèmes.

Em dois dias, a ExpoInovação reuniu em sua sétima edição os diferentes atores do ecossistema de tecnologia e inovação em Joinville, trazendo um conteúdo provocador e estimulando a transformação de toda a região.

Vencedores Prêmio de Inovação de Joinville 2019

Academia

1º Lugar: Oficina de Integração Mexendo a Cuca: Saúde Mental, Gastronomia, Matemática e Cidadania

Equipe: Raphael Henrique Travia

2º lugar: o processo de decapagem de ABS cromado

Equipe: Isabel Narloch Cardoso, Ana Paula Kurek, Luana Orlandi de Aguiar, Giulia Herbst e Noeli Sellin

3º lugar: Desenvolvimento de prato comestível e biodegradável a base de celulose bacteriana

Equipe: Rafaela Vargas Oliveira, Andrea Lima dos Santos Schneider, Ana Paula Kurek, Marcia Luciane Lange Silveira e Ana Paula Testa Pezzin

Comunidade

1º Lugar: Profissionais do século XXI: método ONAMUH de reconhecimento das soft skills dos indivíduos e formação de equipes para a inovação

Equipe: Fernanda do Nascimento Stafford, Debora Barauna, Marina Zambonato Farina, Roberta Noroschny e Carine Cardoso dos Santos

2º Lugar: Joinville cidade das flores, jardins drenantes: conceito multifuncional da paisagem - O artigo 2º do Decreto Municipal de Joinville no 33.767-2019

Equipe: Adilson Gorniack, Schirlene Chegatti, Edilane Pacheco, Pasquali, Pedro Alacon e Regis Antônio Konzen Heitling

3º Lugar: Budfit - o seu parceiro a qualquer instante e em qualquer lugar

Equipe: Marcos Stumpf e Wallace Sena Souza

Empresa

1º Lugar: Curativos que mimetizam a matriz dérmica para regeneração e proteção das lesões provocadas por queimaduras

Equipe: Marcia Adriana Tomaz Duarte, Daniel Kohls, Eliana Aparecida de Rezende Duek , Stephane e Alexsander

2º Lugar: Birdhouse, a solução portátil plug'n play para a indústria alimentícia

Equipe: Gilberto Donizeti de Souza Melo, Maicon Jarschel e Adriano

Ronzoni

3º Lugar: A Ciência de dados em ação na assistência à saúde na jornada do paciente.

Equipe: Alex Meinchein, Cleiton dos Santos Garcia, Gilberto Aleces dos Santos e Edson Emílio Scalabrin

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!