NegóciosEconomia & Negócios

Santa Catarina cria mais de 32 mil empregos com carteira assinada em janeiro, aponta Caged

Santa Catarina cria mais de 32 mil empregos com carteira assinada em janeiro, aponta Caged

Santa Catarina apresenta novamente números expressivos na geração de empregos formais. O Estado teve um saldo positivo de 32.077 vagas em janeiro, mantendo o melhor desempenho na região Sul e o segundo maior do país, atrás apenas de São Paulo (75.203). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgados nesta terça-feira, 16.

“Mesmo em um período de muitos desafios, nosso esforço é para gerar renda e emprego aos catarinenses. Atuamos diuturnamente para garantir a saúde e bem-estar da população, mas também entendemos que é fundamental apoiar o setor produtivo para permitir uma retomada das atividades”, afirma o governador Carlos Moisés.

A maioria dos setores da economia catarinense contratou mais do que demitiu no mês de janeiro. O setor da indústria geral obteve o melhor desempenho, com um saldo de 19.885 novas vagas. Em seguida vem serviços (6.067), agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (3.670) e construção (3.533). O único saldo negativo foi no comércio, com -1.078.

“Os números positivos da economia catarinense, mesmo frente a uma pandemia, mostram a direção. Somos pelo quarto ano consecutivo o segundo lugar em competitividade e estamos atrás apenas de SP com o melhor resultado de emprego formal do país. O momento é difícil e as decisões em conjunto buscam uma justa medida entre saúde e a economia. Esses números confirmam o acerto das decisões no Governo do Estado”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon.

As mais de 32 mil novas vagas com carteira assinada são resultado de 124.389 admissões e 92.312 demissões. No Brasil, o saldo de novas vagas também foi positivo: 260.353 postos de trabalho foram abertos em janeiro.

No acumulado dos últimos 12 meses, Santa Catarina apresenta um saldo de 53.867 carteiras assinadas.

Em 2020

Santa Catarina teve o melhor resultado do país na geração de empregos formais em 2020. Ao todo, foram geradas 53.050 vagas com carteira assinada no Estado no ano passado. O dado representa 37,1% de todos os 142.690 empregos criados no Brasil em 2020.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!