Inovação

Santa Catarina vence três categorias do Startup Awards 2019

Santa Catarina vence três categorias do Startup Awards 2019

Resultado da premiação foi divulgado durante evento promovido pela Associação Brasileira de Startups em São Paulo; SC tem melhores hub de inovação, aceleradora e comunidade do Brasil

Maior premiação do ecossistema de startups e inovação do Brasil, o Startup Awards premia todos os anos os atores de maior destaque neste cenário. Em 2019, três categorias contaram com vencedores catarinenses, sendo elas: melhor hub de inovação, com a bicampeã Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), melhor aceleradora, com a Darwin Startups, e comunidade do ano, com o programa de capacitação Startup SC, do Sebrae/SC. A divulgação do resultado foi feita na última sexta-feira (29) durante o CASE 2019, evento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) promovido em São Paulo (SP).

Em 2018, foram registrados R$ 15,8 bilhões em faturamento do setor de tecnologia em Santa Catarina, colocando o Estado como o sexto maior do Brasil e demonstrando aumento de R$ 300 milhões em relação ao último ano. “Contar com representantes do nosso Estado em oito das 13 categorias do Startup Awards é motivo de grande orgulho e de comemoração, pois nos mostra que esse crescimento vem acompanhado de muita geração de negócios e principalmente de valor para as pessoas que orbitam este ecossistema”, celebra Daniel Leipnitz, presidente da ACATE. “A nossa Associação vencer pela segunda vez na categoria de hub de inovação com destaque nacional nos mostra que estamos no caminho certo”, acrescenta.

Alguns dos aspectos que posicionam Santa Catarina como um dos principais polos de tecnologia e inovação no Brasil são os programas estruturantes desenvolvidos no Estado, desde aceleradoras e incubadoras, até eventos e workshops. Um exemplo destes programas é o Startup SC, que foi vencedor na categoria Comunidade do Ano. “Pelo 6º ano consecutivo ter a comunidade Startup SC entre os finalistas do Startup Awards, sendo pela 2º vez ganhador, nos motiva cada vez mais a crescer nosso trabalho de fomento ao empreendedorismo no ecossistema. Muitas iniciativas importantes estão sendo desenvolvidas no estado, então é uma grande honra ver Santa Catarina ser representada dessa forma no país", afirma Alexandre Souza, gestor do Startup SC, projeto desenvolvido pelo Sebrae/ SC, que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a inovação no estado de Santa Catarina.

Para a Darwin Startups, também bicampeã na premiação, o resultado é uma validação de posicionamento, valores e convicção no apoio a empreendedores em fase inicial. “A sensação é de que estamos no caminho certo. Ganhar uma vez pode até ser sorte, mas ganhar pela segunda vez é o sinal de que estamos gerando valor para o ecossistema, e significa que estamos fazendo algo muito bem feito”, celebra Marcos Mueller, CEO da Darwin Startups.

Confira a lista dos vencedores do prêmio, por categorias e com destaque aos três catarinenses vencedores no que concorreram:

·         Hub de Inovação: ACATE;

·         Aceleradora: Darwin Startups;

·         Comunidade: Startup SC;

·         Educação: Gama Academy (SP);

·         Profissional de Imprensa: Beatriz Bevilacqua (SP);

·         Investidor Anjo: Marco Poli (SP);

·         Impacto Social: Programaria (SP);

·         Mentor: Vinícius Machado (SP);

·         Corporate: Accenture (SP);

·         Herói/Heroína: Dani Junco (B2 Mamy) (SP);

·         Startup revelação: Apponte.me (SP);

·         Startup do Ano: Agenda Edu (CE);

·         Comunidade revelação: Rapadura Valley (CE).

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!