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Serviço de assinatura: revolução do varejo tradicional

Tendência de mercado, modelo está mudando a forma de consumir determinados produtos e oferecendo novas experiências ao cliente

Com a popularização do e-commerce, cada vez mais pessoas aderem às compras online. Além da comodidade, quem opta por esse meio busca produtos exclusivos e, normalmente, com preços mais baixos que em lojas físicas.

Com isso, surgiu uma nova modalidade que está revolucionando o varejo tradicional, o serviço de assinatura. Para Patricia Cotti, diretora executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), o modelo está se popularizando no Brasil e possui forte atuação em países do exterior. “O assunto já é, há muito, debatido nos fóruns de varejo americanos e europeus, com influências também no mercado nacional, em maior escala a partir de 2015”, avalia a especialista.

Os serviços de assinaturas tornaram-se um modelo de negócios direcionado para a comercialização de produtos de maneira recorrente e de forma simples. Ao assinar, o consumidor recebe periodicamente produtos selecionados pelo vendedor, os planos podem variar de acordo com o desejo. Partindo da ideia, vários clubes de assinaturas surgiram nos últimos anos, como de livros, comidas, vinhos, produtos de beleza e tantos outros. “O objetivo de marcas que oferecem esse tipo de serviço é que o consumidor viva a experiência de receber produtos exclusivos ou importados direto em sua casa”, explica Patricia.

Os consumidores podem desfrutar de vantagens como o conforto e comodidade de receber suas compras em casa; produtos exclusivos ou em primeira mão; praticidade em relação ao pagamento e os pacotes de assinatura, além de um melhor custo benefício. Já as marcas, conseguem manter a rentabilidade, já que o pagamento do serviço ou produto contratado é recorrente; estabilidade em relação ao fluxo de caixa e até mesmo a fidelização facilitada dos consumidores.

“Nos Estados Unidos, onde o modelo é bem popular, algumas marcas se destacam. A Rocksbox Jewelry, por exemplo, oferece se apresenta como um serviço de assinatura de joias, que movimentou o mercado americano desde o seu surgimento. Com milhares de adesões em um curto espaço de tempo, o cliente contrata por meio de um pagamento mensal e efetua a locação de 3 peças, definidas de acordo com seu estilo pessoal e a tendência de moda vigente. Quando o cliente deseja trocar seu conjunto, basta devolver pelos Correios e fazer um novo pedido”, exemplifica a executiva.

Contudo, vale ressaltar que mesmo com as diversas vantagens é necessário ficar atento. “É importante que o consumidor estude as opções disponíveis e o que elas oferecem de benefícios para utiliza-los de maneira consciente e evitar problemas futuros”, orienta a diretora do IBEVAR.

Sobre o IBEVAR
O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo. www.ibevar.org.br

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