Inovação

SESI Rio do Sul conquista 1º lugar em Inovação

SESI Rio do Sul conquista 1º lugar em Inovação

A Equipe Little Builders, do SESI de Rio do Sul, entidade da FIESC, ganhou o 1º lugar na categoria Inovação do Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI

A competição, que reuniu cerca de 20 mil pessoas, foi realizada durante o Universo #VemFazer SESI SENAI, em Jaraguá do Sul, na quinta, sexta e sábado, 24, 25 e 26 de outubro.

O torneio reuniu cerca de 30 equipes de escolas SESI SENAI e de escolas públicas e particulares. A competição é uma preparação para a nova temporada da FIRST Lego League (FLL), que Santa Catarina realizará nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2020, em Jaraguá do Sul, com o tema ‘vida nas cidades’.  

A equipe Little Builders elaborou um projeto com base em entrevistas e pesquisas sobre os problemas de Rio do Sul e escolheu o trânsito para criar uma solução. A ideia é um drone sobrevoar um estacionamento para filmar as vagas e enviar as imagens para um aplicativo de navegação, que irá reconhecer os espaços disponíveis e os que estão ocupados.

Oito alunos, do 5º e 6º ano, do SESI Rio do Sul, participaram da elaboração do projeto: Bernardo Franco, Eduardo Leal Cristofolini, Giovana Martins Vieira, Isabelle Cecilia Arnhold, Julia Mayer, Luisa D'avila Figueiredo, Mariana Malkowski e Pedro Adolfo Largura. Eles contaram com apoio dos pais, do técnico Edson Sperb e do supervisor de Educação Contraturno Maker, David Jones Treis.

“A experiência adquirida num torneio desses é fantástica, quem está lá consegue ver isso. Tem muita diversão, mas também responsabilidades e eles provaram mais uma vez que são capazes. Essa competição foi diferente, as equipes tiveram que se virar sozinhas, já que ficaram sabendo das provas somente no dia”, contou Ligiane Kuchenbecker Mayer, mãe da aluna Julia Mayer. “O projeto de pesquisa mostrou ser algo inovador desde o início. A alegria foi imensa e contagiante na hora de receber o troféu. Eles comemoraram muito, foi um grande incentivo, pois se preparam, estudaram, foram atrás. Mas também sabem que ainda têm o que melhorar para o torneio em fevereiro”, acrescentou Ligiane.

O projeto será apresentado durante o Inova Chopp, evento do Núcleo de Inovação da ACIRS, nesta quinta, 31, a partir das 19h, no Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF). A equipe precisa agora de patrocínio para participar das etapas regional, nacional e internacional do FIRST Lego League (FLL).

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!