InovaçãoInovação

SIMMMERS: Nossa origem é a inovação

SIMMMERS: Nossa origem é a inovação

Inovação! Este tem sido o foco da maioria das empresas para conquistar mercados e se manterem competitivas.

Embora para muitos empresários a inovação seja um assunto relativamente novo, ela vem sendo praticada por tantos outros há décadas nas suas indústrias.

Foi o espírito inovador de alguns empresários locais que no início da década de 1970 deu origem ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul, o SIMMMERS.

Madeira - O início da industrialização

O processo de industrialização do Alto Vale iniciou-se por volta da segunda década do século XX com a criação das primeiras serrarias, impulsionadas pela extração de madeira nativa abundante na região, que era comercializada principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro e exportada para a Alemanha e os Estados Unidos.

Para manter a indústria madeireira em plena atividade surgiram as primeiras oficinas, que mais tarde se transformaram em fábricas de máquinas e equipamentos para beneficiamento de madeira, fabricação de móveis e outros.

Ferrovia - O processo de transformação

A Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC), implantada na década de 1930, facilitava o comércio em geral, o transporte de passageiros e de madeira do Alto Vale até o porto de Itajaí, mas necessitava de manutenção e conserto dos equipamentos.

Algumas das pequenas oficinas aqui existentes, percebendo as novas oportunidades, se adaptaram e se associaram a profissionais com experiência em caldeiraria e movimentação de cargas e passaram a atender também a EFSC.

Além de prestadoras de serviços para a rede ferroviária, aos poucos essas empresas foram se transformando e também fabricavam máquinas, equipamentos e peças de reposição.

Parcerias - Inovação

Diante das oportunidades econômicas que surgiram após a Segunda Guerra Mundial, as fábricas locais sentiram a necessidade de se modernizar para oferecer novos produtos e serviços e novas tecnologias.

A busca por parcerias nacionais e internacionais foi uma das alternativas encontradas e fez algumas indústrias da região darem um salto em inovação, fabricando a partir de então peças, máquinas e equipamentos com tecnologia e padrão de qualidade antes só encontrados em outros países.

A prática mostrou-se tão bem sucedida que se mantém até os dias atuais e é copiada por muitas outras empresas. Assim, algumas das principais indústrias eletrometalmecânicas locais, que iniciaram suas atividades em pequenos galpões, hoje são referência para o seu segmento.

Atualmente o setor eletrometalmecânico do Alto Vale é um dos principais em valor adicionado e exportações e é a maior força econômica da região, empregando uma as maiores parcelas de toda a mão de obra local.

Um setor bem representado

Desde a fundação, em 20 de novembro de 1973, o SIMMMERS sempre se destacou dos demais sindicatos patronais de indústrias da região e do estado justamente porque ousou fazer diferente, inovando o processo de gestão e compartilhando saberes e experiências em benefício de todas as empresas envolvidas e o consequente desenvolvimento sócio econômico regional.

Voz atuante na defesa do setor eletrometalmecânico regional junto a Federação das indústrias de Santa Catarina (FIESC) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), o SIMMMERS desenvolve seus projetos e ações definidos por minucioso planejamento estratégico tendo como foco o apoio às indústrias associadas com vista nas inovações tecnológicas, novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais.

Por conta do reconhecido protagonismo regional e estadual, o SIMMMERS  integra diversos conselhos, câmaras, comitês, fóruns e outros órgãos que interagem no contexto sócio econômico da região e do estado.

https://simmmers.com.br/

Instagram: simmmers_oficial

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!