NegóciosIndústria

Stramosk foi exemplo de dedicação e de comprometimento com a indústria

Stramosk foi exemplo de dedicação e de comprometimento com a indústria

Presidente da Metalúrgica Riosulense e ex-vice-presidente da FIESC, João Stramosk, faleceu aos 92 anos na manhã desta quinta-feira, dia 14, em Rio do Sul

“A dedicação aos negócios e o comprometimento com as causas sociais e de classe fizeram de João Stramosk um importante industrial e líder empresarial”. Com essa afirmação, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, lamentou o falecimento do presidente da Metalúrgica Riosulense e ex-vice-presidente da FIESC, João Stramosk, aos 92 anos, ocorrido na manhã desta quinta-feira (14) em Rio do Sul, sua cidade natal.

Conheça abaixo a história de João Stramosk na série Histórias da Indústria, produzida pela TV Indústria SC.

Stramosk jamais se ausentou da empresa, na qual ingressou em 1947, aos 20 anos de idade. Sua primeira função foi de escriturário. Aos poucos, foi adquirindo cotas na sociedade da empresa e, em 1954, tornou-se diretor comercial, chegando à presidência em 1968. Mesmo nonagenário, ia diariamente à fábrica.

Em 2002, Stramosk foi condecorado pela FIESC com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, homenagem prestada desde 2000, a no máximo cinco pessoas por ano. Como líder empresarial, ele integrou a diretoria da Federação por mais de três décadas, tendo ocupado o cargo de vice-presidente regional para o Alto Vale do Itajaí. Em entrevista sobre suas conquistas na atividade, ele destacou que “o principal trabalho foi o de integração dos sindicatos das indústrias com a Federação; eles se fortaleceram porque tiveram mais informações atinentes à área de atuação de cada sindicato e também dentro do interesse que tem a FIESC de se aproximar dos sindicatos. A Federação quer que eles vivam o sistema federativo da indústria”.

João Stramosk também dirigiu a Associação Comercial e Industrial de Rio do Sul, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e do Material Elétrico (Simmmers) e foi diretor do Sindipeças, o sindicato nacional do setor de autopeças. Teve grande atuação comunitária, seja na comunidade católica, seja em clubes de serviços e outras entidades.

“O senhor João Stramosk é um ícone do Setor Empresarial do Alto Vale e de SC”, destacou o atual vice-presidente da FIESC na região, André Armin Odebrecht. “Empreendedor nato, com grande senso associativista e de sensibilidade social, ele representa de maneira muito forte o espírito empresarial de nossa região, deixando muito mais que um legado, uma história de sucesso.

O SIMMMERS emitiu nota de pesar, na qual afirma que “Santa Catarina e o Brasil perderam nesta manhã de 14 de maio de 2020 um grande homem, um destemido e justo empresário, um educador apaixonado, um Ser Humano com qualidades ímpares”.

João Stramosk deixa cinco filhos, 14 netos e cinco bisnetos. Não será realizado velório aberto ao público; apenas um ato de despedida reservado à família.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!