Tiago e Rafaela Caron: casal de médicos aposta no Alto Vale do Itajaí para empreender na área da saúde

Tiago e Rafaela Caron: casal de médicos aposta no Alto Vale do Itajaí para empreender na área da saúde

Tiago e Rafaela Caron: casal de médicos aposta no Alto Vale do Itajaí para empreender na área da saúde

Tiago Caron é natural do Rio Grande do Sul, onde passou toda a infância e adolescência. Fez faculdade de Medicina em Pelotas/RS e residência médica em Cardiologia em Joinville/SC. “Sempre gostei da área da saúde, de cuidar das pessoas. Minha irmã mais velha é médica e a mais nova dentista. Acho que fui influenciado por elas”, afirma.

O período de faculdade foi de muito esforço e dedicação. Tiago dividiu apartamento com as irmãs durante a graduação, pois os custos eram muito elevados para os pais. “Passei na Universidade em Pelotas e decidi estudar lá pois minha irmã já estava cursando odontologia na Universidade Federal”, relembra. Durante a residência médica conheceu Rafaela, que também era médica residente. O casal se apaixonou e casou em 2019.

Rafaela Arneiro Gonçalves Caron, natural do Paraná, foi influenciada pela família a cursar medicina. “Minha família tem muitos médicos – tios, primos -, e isso sempre foi uma inspiração para mim”, ressalta. Em 2010 passou para a faculdade de medicina em Pelotas/RS e após a formação ainda não sabia em qual área atuar. “Sempre gostei muito da clínica médica, mas pensava que deveria ter uma subespecialidade”.

Em 2019, o casal se mudou para Florianópolis/SC, onde Rafaela começou a residência em Hematologia. “Cursei por cinco meses e vi que o que eu gostava mesmo era a parte paliativa. E resolvi sair e seguir no campo de cuidados paliativos”, ressalta. Como no Brasil existem apenas duas residências médicas na área e diversas pós-graduações, Rafaela optou pela segunda opção e está tentando colocar o projeto em prática.

 O COMEÇO

Formados, com muita vontade de colocar em prática tudo o que aprenderam, era a hora de decidir qual o destino. “Tínhamos um projeto bem claro, de trabalharmos juntos com a cardiologia e a medicina paliativa. Porém, não sabíamos aonde”, comenta Tiago. A ideia de vir para Rio do Sul, surgiu após uma conversa com a irmã do Tiago, Dra. Tatiana Caron Coninck, que é médica ginecologista na cidade.

“Vimos que a demanda em cardiologia era grande na cidade, com fila de espera de até dois anos. E era um lugar bom, que atendia muitas coisas boas para nós, como segurança para família”, foi então que o casal mudou-se para a Capital do Alto Vale.

CONSULTÓRIO

Pensando em manter um atendimento humanizado, focado na relação médico e paciente, os profissionais abriram um consultório juntos. Dr. Tiago Caron atende pacientes cardiológicos e a Dra. Rafaela Arneiro Gonçalves Caron é clínica geral, com foco em pacientes paliativos.

A Medicina Paliativa sempre foi considerada área de atuação e recentemente foi reconhecida como especialidade. Seu principal objetivo é aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças graves, progressivas e que ameaçam a continuidade da vida.

Diante disso, Dra. Rafaela tem buscado parcerias, junto com Dr. Mateus Fontanella, para implementar um projeto pioneiro em Cuidados Paliativos em Rio do Sul. E está avançando nisto. “Trabalho com medicina e cuidados paliativos no consultório, no Hospital Regional Alto Vale e no Hospital Samária. E a demanda de pacientes é muito grande”, ressalta a médica. Diante disso, ela pretende em pouco tempo iniciar o projeto de uma ala específica para cuidados paliativos no Hospital Samária.

“Esta ala vai seguir o estilo Hospice – um estilo de internação que o paciente possa ficar por mais tempo. Estamos trabalhando nesse projeto, e Rio do Sul pode se tornar referência para todo o Estado, pois é algo novo, mas que fará muita diferença na vida dos pacientes e familiares”, destaca a médica. Para isso, uma equipe multidisciplinar está sendo formada. Mas, com a pandemia do Covid-19, algumas áreas do projeto tiveram que ser pausadas.

Atualmente, além dos hospitais, a médica atende em parceria com algumas prefeituras e presta atendimento no Hospital Dr. Waldomiro Colautti, em Ibirama. Pelo consultório realiza visitas e atendimento paliativo domiciliar. “Muitas vezes o paciente está muito debilitado para vir até o consultório. Temos intenção de fazer essas visitas pelo SUS, mas hoje não temos estrutura para isso”, aponta.

Já o Dr. Tiago atende no consultório, no ambulatório das prefeituras de Rio do Sul, Vidal Ramos, no Hospital Samária e no Pronto Atendimento da Unimed, no Hospital Regional Alto Vale, além de novas parcerias com municípios vizinhos.

Além do atendimento humanizado, o casal acredita que o grande diferencial de ambos está na formação recente. “Concluímos nossa formação agora. E ser atendido por alguém que tem todas as diretrizes novas e novas ideias é um grande diferencial. Estamos atualizados com o que há de mais moderno”, destaca o médico.

VIDA PESSOAL

Apesar da correria da rotina e das horas dedicadas aos estudos, o casal busca os momentos livres para estar com a família. Além disso, se dedicam ao pequeno Airon, o Golden Retriever de um ano.

O cachorro possui uma doença genética, a displasia de quadril, e precisa de muitos cuidados. “Ele foi o início da nossa família”, destaca Rafaela. O casal pretende em breve aumentar a família e se dizem muito felizes em Rio do Sul. “Buscávamos um lugar tranquilo, para começar nossa família e trabalhar. Aqui em Rio do Sul encontramos tudo isso”, finalizam.

Facebook: Santé Cardiologia e Cliníca Médica

Instagram: Santecardiologia.clinicamedica

Fone e WhatsApp: 47 3521-2944

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!