Ultrassonografia para Pesquisa Profunda de Endometriose

Ultrassonografia para Pesquisa Profunda de Endometriose

Ultrassonografia para Pesquisa Profunda de Endometriose

O que é endometriose profunda?

A endometriose profunda é uma doença inflamatória que atinge milhares de mulheres em idade reprodutiva (normalmente entre 13-45 anos) e é uma das principais causas de infertilidade no Brasil. Estima-se que 5-15% desse grupo de mulheres sejam acometidas pela doença, com um risco de 30% de desenvolver infertilidade.

Essa doença é caracterizada pela presença de tecido endometrial, que é o tecido que reveste internamente o útero, fora da cavidade uterina, provocando intensos processos inflamatórios e aderenciais. As principais estruturas acometidas por endometriose profunda se encontram na pelve, em locais como o peritônio, ligamentos uterinos, ovários, intestino, vagina, bexiga, ureteres ou até mesmo o apêndice cecal.

Trata-se de uma doença crônica evolutiva, que tende a progredir com o passar dos anos até a menopausa, quando regride espontaneamente devido à queda das taxas hormonais.

Quais os sintomas da doença?

Os sintomas mais frequentemente associados a endometriose profunda são de dor pélvica que piora no período menstrual, dor durante o ato sexual e dificuldade para engravidar. Outros sintomas menos frequentes também podem surgir e dependem do local de acometimento, como por exemplo dor ao evacuar e dor ao urinar no período menstrual. Entretanto, algumas mulheres acometidas por endometriose profunda não apresentam nenhuma sintomatologia da doença, dificultando seu diagnóstico precoce.

Na presença de sintomas típicos de endometriose, é de suma importância que a mulher converse com sua/seu médica(o) ginecologista para investigar e avaliar a indicação de uma pesquisa mais apurada.

Diagnóstico.

O diagnóstico de endometriose é baseado na história clínica apresentada pela paciente, exame ginecológico, marcadores sanguíneos específicos (CA 125) e exames de imagem.

Quais os principais exames de imagem para o diagnóstico?

Os dois principais exames de imagem capazes de obter um diagnóstico preciso e detalhado da endometriose profunda é a Ultrassonografia Transvaginal com Preparo Intestinal (diferente da convencional sem preparo) e a Ressonância Nuclear Magnética da pelve. Outros exames de imagem podem ser úteis para ampliar o espectro de investigação, porém depende de uma avaliação mais criteriosa e particularizada para cada caso.

Sobre a Ultrassonografia Transvaginal com Preparo Intestinal.

A Ultrassonografia Transvaginal com Preparo Intestinal tem um papel de destaque na investigação de endometriose profunda. O exame é realizado por um médico especialista que aborda de uma forma ampla e detalhada todas estruturas pélvicas, tanto pela via endovaginal como pela via abdominal, apresentando excelente precisão na detecção das lesões.

O exame pode ser realizado em qualquer fase do ciclo menstrual e requer um preparo intestinal específico, que é devidamente explicado às pacientes.

A duração média do procedimento é de 60 minutos.

Endometriose tem tratamento?

Sim. O tratamento da endometriose profunda depende de uma análise criteriosa do médico especialista, que leva em consideração a idade da paciente, sintomas apresentados, desejo reprodutivo e quais estruturas estão lesionadas, para a partir de então decidir qual estratégia irá adotar. O tratamento clínico através do uso de medicamentos específicos ou até mesmo intervenção cirúrgica podem ser necessários ao longo do tratamento.

Quanto mais precocemente se diagnostica a endometriose profunda, melhor a resposta ao tratamento.

Dra. Julieta Pamplona Schramm - CRM/SC 14238 - RQE 14369

Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, R4 em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Mama e Membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!