Saúde & BelezaSaúde

Unicred SC/PR investe em inovação na área da saúde

Unicred SC/PR investe em inovação na área da saúde

Cooperativa de crédito torna-se apoiadora do desenvolvimento de startups da área da saúde por meio de parceria com a fertilizadora e incubadora Hackmed

Embora a pandemia de coronavírus nos dê a sensação de que nunca se falou tanto em saúde como neste período marcado pela crise sanitária mundial, o tema sempre esteve no topo das prioridades da população. E não é para menos. A preocupação com o futuro dos serviços de saúde – públicos e privados – em relação à qualidade e à capacidade, sempre foi e será consenso entre poder público, entidades representativas, empresários, profissionais e cidadãos. Disposta a contribuir com a construção de um cenário mais promissor, a cooperativa de crédito Unicred Central SC/PR decidiu apoiar ações que busquem soluções inovadoras e tecnológicas para o setor. 

Para isso, anunciou recentemente investimentos no patrocínio do Hackmed, fertilizadora e incubadora de startups focadas no desenvolvimento de soluções e modelos de negócio inovadores para o sistema de saúde brasileiro. A gerente de marketing da Unicred SC/PR, Ana Paula Thomaz Ribeiro, explica que a estratégia da instituição vai diretamente ao encontro dos princípios cooperativistas que conduzem suas operações. “Acreditamos no progresso de nossos cooperados e clientes por meio da educação financeira e do incentivo a novos negócios, por isso, decidimos unir esforços para inserir cada vez mais essa cultura no mercado. Mais do que patrocinadores, somos parceiros do Hackmed”, explica. 

São muitas as semelhanças entre os princípios cooperativistas e as operações de uma incubadora de startups. O conceito de inovação e o incentivo ao empreendedorismo estão na essência da Unicred, que pode reforçar o potencial de evolução dos projetos de forma significativa a partir do fomento e do suporte financeiro especializado, tanto aos novos empreendedores quanto aos profissionais da saúde de modo geral. Segundo o diretor de Estratégia e Negócios da Unicred Central SC/PR, Fernando Rossetto, “é a oportunidade de unirmos grandes empreendedores (Hackmed) a grandes investidores (Unicred), na busca de novas soluções e serviços mais eficientes e acessíveis por meio de empreendedorismo, inovação e educação financeira”. 

Para o CEO do Hackmed, Dr. Cauê Gasparotto, existe uma sinergia muito grande entre as duas instituições. “A Unicred está dedicada a fortalecer o seu trabalho na educação financeira, ampliando sua presença entre os públicos universitário e de profissionais da saúde, exatamente o nosso foco de atuação. O Hackmed nasceu para ajudar pessoas a construírem soluções na área da saúde, a partir de uma visão de inovação e empreendedorismo.”, comenta Gasparotto. “Vamos unir forças entre a credibilidade de uma cooperativa forte e estável que já é tradicionalmente conhecida entre os profissionais da saúde, com uma instituição nova, mas com uma proposta inovadora de mudar a forma de como a medicina é vista e como estamos formando os médicos no Brasil'', conclui o CEO. 

Com presença marcante também no desenvolvimento das comunidades onde atua, por meio de ações de cunho social ligadas à educação, a Unicred vê na parceria com o Hackmed também uma oportunidade de utilizar os conceitos de inovação e tecnologia para aprimorar seus serviços e ampliar o horizonte dos seus cooperados em relação ao futuro da saúde. 

Inspiração, educação e construção 

Em 2018, ao conhecer o modelo desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), o MIT Hacking Medicine, que estava transformando o sistema de saúde dos Estados Unidos a partir de soluções inovadoras criadas por startups, o CEO do Hackmed, Dr. Cauê Gasparotto, se perguntou se tal estratégia poderia ser adaptada e aperfeiçoada para o mercado brasileiro. A resposta veio no mesmo ano, quando o jovem inovador aplicou os conhecimentos adquiridos naquela que é uma das melhores universidades do mundo para fundar a incubadora de startups.

Somado à experiência vivenciada com a participação no projeto do MIT, Gasparotto revela que as operações do Hackmed também foram desenvolvidas sob forte influência de outros grandes centros de tecnologia do país e do mundo, entre eles USP, Harvard e Stanford. “Sabemos que o primeiro passo geralmente é o mais difícil, por isso, para impulsionar e escalar startups criamos um sistema voltado a ajudar empreendedores em estágios iniciais, com foco na educação e capacitação da nova safra de líderes inovadores da saúde”, explica. 

Para inspirar novos empreendedores focados na inovação em saúde, o Hackmed promove eventos presenciais e virtuais, com a presença de grandes referências nacionais e internacionais do setor. Foram mais de 1.200 participantes em dois eventos presenciais pré-pandemia e 30 mil visualizações registradas em pouco mais de 10 eventos online. Com dois programas de capacitação, que somam nove meses de treinamento, a empresa já formou mais de 500 empreendedores e deu oportunidade a 16 bolsistas sociais. O resultado construído até o momento supera a marca de 80 projetos de startups desenvolvidos, sendo que oito delas estão em estágio de pré-aceleração.

Sobre a Unicred SC/PR 

Criada há 26 anos com o propósito de integrar as cooperativas do Sistema Unicred instaladas em Santa Catarina, a Central SC/PR possui seis filiadas, 74 agências e mais de 80 mil cooperados nos dois estados de Santa Catarina e Paraná. Sediada atualmente em Florianópolis, capital catarinense, a cooperativa prima pelo atendimento personalizado aos seus associados e pelo portfólio de serviços e produtos de excelência. 

Em breve, a Central iniciará seu plano de expansão nacional para as cidades de São Paulo, Brasília, Manaus, Belém e Aracaju.

Sobre o Sistema Unicred 

O Sistema Unicred nasceu há 32 anos com o propósito de levar prosperidade à vida de todos os cooperados, com atendimento qualificado, baseado em assessoria financeira e preços justos. O Sistema Unicred conta com uma Confederação, quatro Centrais, 35 Cooperativas, 296 unidades de negócios em 15 estados brasileiros e mais de 249 mil cooperados.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!