NegóciosIndústria

Unidade do SESI em Ibirama completa um ano de funcionamento

Unidade do SESI em Ibirama completa um ano de funcionamento

Nesse período a comunidade do Vale Norte foi beneficiada com 400 matrículas na área de educação e mais de 10 mil atendimentos em saúde.

“Tivemos uma surpreendente adesão dos industriais aos serviços do SESI Ibirama. O Sistema FIESC, através do SESI e SENAI, trouxe vários atendimentos para perto das empresas e dentro daquilo que elas precisam, inclusive customizando algumas soluções e isso é uma oportunidade fantástica”, disse o vice-presidente da FIESC Alto Vale, André Armin Odebrecht, durante a solenidade de comemoração, realizada na manhã desta terça-feira, 23 de julho. O evento contou com a presença de autoridades e empresários.

“O SESI se instalou no Vale Norte para facilitar o acesso das indústrias aos serviços. As cerca de 900 empresas dessa microrregião podem usufruir de exames médicos ocupacionais, audiometria, vacinação contra a gripe, espirometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, além dos atendimentos in company”, disse o diretor executivo do SESI/SENAI Alto Vale, Giovane Honorato de Carvalho.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Ibirama (Sinduscon), Genésio Ayres Marchetti, parabenizou os envolvidos na implantação da unidade, ressaltando a importância dos atendimentos prestados sem a necessidade de deslocamento para Rio do Sul. Ele também reforçou que é preciso continuar investindo na capacitação dos trabalhadores das indústrias.

O público assistiu três palestras durante o evento. Lucas Morandi, especialista em Ensino 2, no SENAI, falou sobre “Como identificar os desperdícios no processo produtivo”. Ele explicou que é possível evitar ou mesmo reduzir as perdas nas indústrias quando se faz observações e adequações nos processos produtivos.  “A competitividade hoje em dia depende muito desta estratégia para a redução dos custos”, comentou.

A segunda palestra foi com Rafael Boaventura, sobre o Eixo de Desenvolvimento da Indústria para a Inovação, uma iniciativa recente da vice-presidência da FIESC Alto Vale por meio do SESI, SENAI e IEL. “Vamos trazer várias ações. Vamos mapear as atividades inovadoras das empresas; falar de tendências para novas estratégias de negócios; aproximar as demandas das indústrias dos provedores de soluções; estreitar a relação com startups de tecnologia; realizar talks mensais sobre inovação em processos, marketing, negócios, entre outras áreas”, salientou Rafael.

Para completar, a psicóloga e consultora em educação Corporativa do SESI/SENAI, Daniela Zanatta, falou de “Cultura, Liderança e Engajamento: uma conversa sobre performances e resultados”. “Precisamos saber se os líderes estão preparados para as mudanças no mundo do trabalho, com as novas exigências em competências humanas e relacionais. Um líder conectado com a missão e os valores da empresa consegue envolver outras pessoas e impactar positivamente nos resultados da organização”, ressaltou.

O SESI Ibirama conta com Espaço Maker, auditório, academia de ginástica funcional, Aprendizagem Industrial e EJA Profissionalizante. Já foram firmadas parcerias com prefeituras para aulas de robótica. Em breve também será oferecido curso gratuito de Letras, em conjunto com a Unidavi e o Governo do Estado. Tratativas também estão sendo feitas com novos parceiros para implantação de equipamentos de exames por imagem.

 Fotos: Debora Claudio / Kiara Monique França Elias

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!