Cases de Sucesso

Urbano Alimentos comemora 65 anos

Urbano Alimentos comemora 65 anos

Empresa possui 19 operações e produz mais de 60 mil toneladas de alimentos por mês

A Urbano Alimentos celebra 65 anos de história em fevereiro.

A empresa de Jaraguá do Sul(SC) reafirma seu compromisso em proporcionar uma alimentação saudável e saborosa, do campo à mesa, com competitividade e eficiência. Com o tema “Além do Nosso Sonho”, as comemorações reforçam a trajetória de conquistas e o compromisso em continuar o seu propósito “Nutrir a Vida de Verdade”.

A Urbano Alimentos é focada na produção de arroz, farinha de arroz, feijão, cereais e macarrão. Detém as marcas Urbano, Koblenz, Vila Nova, Grão de Campo, Serrazul, Arroz Belchior, Broto Legal e Sabor Máximo. Além disso, tem participações das empresas Selgron, fabricante de equipamentos para o agronegócio, Urbano Têxtil, localizada em Nova Trento (SC), que atua no beneficiamento de malhas e comercialização de malha em rolo e na PCH Capivari (Pequena Central Hidrelétrica), localizada em São Martinho, no Sul de Santa Catarina.

Em 2024, a Urbano investiu mais de R$ 1 milhão em projetos sociais e doou mais de 150 toneladas de alimentos.

A empresa gerenciada pela família Franzner desde a fundação tem capacidade de produzir mais de 60 mil toneladas de alimentos por mês e armazenar mais de 450 mil toneladas de arroz em casca e de feijão. Atualmente, além de Santa Catarina, há operações da Urbano também em São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Ceará, Goiás e Pernambuco. São 19 unidades instaladas e mais de 150 mil m² de área construída.

Atenta à necessidade de oferecer opções de alimentação segura e inclusiva, em 2008 a empresa iniciou a produção do macarrão sem glúten e se destaca no mercado nacional por ter preços acessíveis para a categoria. Desde 2022, a empresa é certificada pela The Gluten-Free Certification Organization (GFCO) em toda a linha de macarrão, arroz variedades e farinhas.

Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), há cerca de 2 milhões de brasileiros diagnosticados como celíacos. Além disso, em 2024 a Urbano foi reconhecida como melhor macarrão sem glúten da mercado brasileiro em prêmio do jornal Estado de S.Paulo.

No campo, a empresa tem uma equipe dedicada a fornecer apoio técnico aos produtores rurais, auxiliando nas tomadas de decisões sobre melhores sementes, agroquímicos e práticas agrícolas que elevem a produtividade e qualidade da lavoura. Na indústria, o zelo passa pela seleção de fornecedores que sigam padrões de qualidade e assegurem a segurança de alimento; processo de recebimento e inspeção de matérias-primas, para garantir que atendam aos padrões e especificações; e inspeções para avaliação dos processos das linhas de produtos e identificação de oportunidades de melhorias.

Responsabilidade sócio ambiental

Em 2022, a Urbano começou a jornada de integração dos princípios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) à estratégia corporativa. A empresa atua alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas em 2015 como parte da Agenda 2030.

Os principais focos estão atrelados aos ODSs 2, 8 e 12, que buscam erradicar a fome e de incentivar a agricultura sustentável. Além disso, tratam de trabalho digno, crescimento econômico, consumo e produção sustentáveis.

A companhia aposta na melhoria contínua dos processos produtivos, eficiência energética, gestão de resíduos, acompanhamento e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Atualmente, evita a emissão de 300 mil toneladas de CO² na atmosfera por ano e opera com 100% de energia renovável.

Uma das ações de aproveitamento de resíduos da Urbano é a queima da casca do arroz para geração de energia calorífica, que é convertida para energia elétrica utilizada em fábricas. As Pequenas Centrais Termoelétricas (PCT) produzem mais 48.000 MWh/ano, suficiente para atender 28 mil residências de quatro pessoas.

A parte restante consumida é comprada do Mercado Livre, que dispõe de opções renováveis de energia.

Com 1.800 colaboradores diretos, a empresa é chancelada desde 2022 pela Certificação Great Place to Work (GPTW), que certifica empresas que oferecem a cultura de confiança, alto desempenho, empatia e inovação aos colaboradores.

A empresa é referência em Santa Catarina no preparo de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho com o projeto Trilha de Desenvolvimento para Pessoas com Deficiência.

Recentemente, a companhia foi reconhecida com duas certificações do Prêmio Ser Humano: com o programa Como Faz Bem Incluir e pelo PCR (Programa de Conquista de Resultados), que promovem a melhoria dos processos e o engajamento das equipes.

Sonho de um casal

Em 1951, Alminda Pradi Franzner e Urbano Franzner decidiram unir suas vidas. No ano seguinte, “Seu Urbano” instalou a roda d’água e a atafona para moer milho e fazer fubá.

1957 marcou a compra do primeiro descascador elétrico de arroz. Em 1960, Urbano registrou oficialmente a Cerealista Urbano. Desta união afetiva e profissional, nasceu a empresa e também dez filhos que, conforme cresciam, eram integrados nas atividades domésticas e no negócio da família.

Sobre essa trajetória, Urbano Franzner costumava dizer: “Sempre me lembro que insisti para botar uma atafona para moer milho e meu pai dizia que aquilo daria só para o jabá. Se ele visse aonde chegamos, acho que desmaiaria admirado. Nunca imaginamos crescer desse jeito. A gente fica até emocionado. Conseguimos construir uma empresa que foi muito além do nosso sonho.”

Na década de 1980, Urbano decidiu confiar o comando dos negócios aos seus sucessores e, em 1984, a segunda geração deu um passo estratégico: a construção da primeira filial em São Gabriel, no Rio Grande do Sul. Foi um marco para o crescimento da empresa, que surgiu como uma alternativa para melhor compra de matéria-prima.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!