Usina Salto Pilão comemora 11 anos de Operação Comercial

Usina Salto Pilão comemora 11 anos de Operação Comercial

Usina Salto Pilão comemora 11 anos de Operação Comercial

Há 11 anos, no dia 11 de dezembro de 2009, era acionada a primeira das duas unidades geradoras da Usina Hidrelétrica Salto Pilão, marcando o início das atividades deste importante Empreendimento.

Ao longo desta história, a usina tem cumprido sua missão de gerar energia com segurança, sficiência e responsabilidade socioambiental, contribuindo com o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina.

Com uma Política Socioambiental estruturada, o Consórcio Empresarial Salto Pilão - CESAP, responsável pela concessão do empreendimento, destina recursos através de projetos socioambientais nas áreas da educação, meio ambiente, esportes, cidadania e cultura.

Através do conceito de Sustentabilidade Dinâmica desenvolvido pelo próprio Consórcio que tem como premissa a atuação em projetos socioambientais estruturantes através sólidas parcerias em ações espontâneas e que vão além das obrigações legais, com objetivo de contribuir de forma efetiva para uma participação transformadora junto à comunidade.

Desde o início da construção do empreendimento, o CESAP também tem destinado recursos para a conservação e preservação ambiental por meio dos programas ambientais que monitoram, recuperam e preservam aspectos da fauna e da flora da região.

Há que se destacar também que após a entrada em operação comercial, o Consórcio já destinou cerca de R$ 55 milhões em Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (COFURH, também conhecida como Royalties). Conforme a legislação vigente, este valor é distribuído aos municípios (65%), Estado (25%) e União (10%) ao longo de toda a concessão do empreendimento.

Junto à comunidade, são mantidos os canais abertos de comunicação, sempre visando um relacionamento de respeito mútuo e buscando sempre contribuir em prol do bem comum.  

 “Temos o orgulho de afirmar que a UHE Salto Pilão é um empreendimento de referência no setor elétrico brasileiro, gerando energia de forma sustentável com segurança, eficiência e responsabilidade socioambiental. Tudo isso, graças ao comprometimento e dedicação da nossa equipe, o apoio da Alta Direção e as parcerias que temos celebrado”, destaca o Gerente Geral do CESAP, Luís Cláudio Ribeiro.

A USINA

A Usina Hidrelétrica Salto Pilão está localizada no rio Itajaí-Açu, entre os municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras, no Vale do Itajaí. Possui potência instalada de 191,89 MW, equivalente ao consumo de uma cidade com cerca de 700 mil habitantes. O CESAP é integrado pelas empresas consorciadas Companhia Brasileira de Alumínio/Votorantim (CBA), DME Energética (DMEE) e Companhia Geradora de Energia Pilão (CGEP).

Acesse a notícia no site

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!