NegóciosMunicípios

Vai investir em novo negócio? Conheça as dez cidades com mercado de público jovem mais promissor no Brasil

Vai investir em novo negócio? Conheça as dez cidades com mercado de público jovem mais promissor no Brasil

De festas a acessórios de beleza, empresas exploram cada vez mais oportunidades nesse mercado

Brasília, Juiz de Fora, Goiânia, Natal e João Pessoa são as melhores cidades para investir em negócios voltados para o público universitário. Cinco capitais do Nordeste e do Norte – Aracaju, Manaus, Salvador, Teresina e Fortaleza – completam o ranking dos 10 municípios mais promissores para investimentos ligados ao público acadêmico.  

O estudo realizado pela Goakira Consultoria e Gestão de Rede de Negócios abrange as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes e, além do número de instituições de ensino superior, considera o percentual de jovens com idade entre 18 e 34 anos e a renda média em cada município.  

Segundo Deborah Machado, consultora sênior da Goakira Consultoria, a faixa de alunos entre 18 e 34 anos representa 80% do total do público universitário brasileiro. “Hoje, temos pessoas entrando na universidade e se formando cada vez mais tarde”, explica a consultora. “É uma mudança de público que talvez as pessoas e as próprias empresas não estejam enxergando, mas que vem muito como resultado dessa acessibilidade à educação ocorrida nos últimos anos. Hoje, pessoas com mais de 30 anos, que antigamente não conseguiriam cursar uma faculdade, agora estão conseguindo”. 

Para a montagem do ranking, as 20 primeiras cidades do país em quantidade de instituições de ensino foram analisadas quanto à concentração de público jovem versus a população total do município. A seguir, os 10 primeiros municípios com maior concentração de jovens foram ranqueados de acordo com a renda média domiciliar. Brasília, por exemplo, conta com 104 instituições, tem um percentual de jovens de 25,96% – um a cada quatro moradores encaixa-se no perfil – e renda média familiar de R$ 8,6 mil. 

Embora apresente menor número de instituições de ensino que a terceira colocada, Goiânia, a cidade mineira de Juiz de Fora ficou em segundo lugar por registrar renda média domiciliar maior do que a capital goiana. Grandes capitais – como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre – não figuram na lista por apresentarem concentração de jovens de 21%,enquanto a média das 10 primeiras cidades ranqueadas é de 24% – 3% pontos percentuais a mais. 

Não é coincidência que Juiz de Fora seja a terra natal da maior rede de organização de formaturas do país, a VIVA Eventos. Fundada por um grupo de amigos universitários em 2005, a companhia é um exemplo bem-sucedido de empreendimento neste nicho de mercado. A VIVA realiza mais de 1,2 mil festas por ano, entre bailes de gala, colações, jantares dançantes, eventos religiosos e pré-eventos, além do cerimonial, planejamento, arrecadação e execução de cada etapa. São mais de 200 cidades atendidas por 27 unidades.

Para o CEO da empresa, Renato Filgueiras, empreender no setor exige energia de sobra para acompanhar o ritmo dos formandos. "Trabalhar diretamente com o público universitário é um desafio, mas também é recompensador. Estamos diante de um dos momentos mais emblemáticos da vida desses jovens, e por isso o nível de exigência por eventos cada vez mais personalizados é muito alto. As tendências de músicas, cores, sabores e atrações recreativas sempre mudam de ano a ano, mas persiste o senso de exclusividade."

Segundo a consultoria, as regiões Norte e Nordeste apresentam carência de investimentos em operações que não sejam voltadas ao turismo. Por isso, o estudo demonstra haver outras oportunidades de negócio que, aliadas à baixa concorrência, podem trazer bons resultados ao investidor que decidir empreender nessas regiões.

O mercado promissor está nos planos de expansão da Empório do Aço, uma das maiores joalherias especializadas em aço hipoalergênico e fotogravação no mundo. Desde 2011, é pioneira no mercado com produtos 100% em aço e um serviço único de personalização. Com mais de três mil opções em joias masculinas, femininas, entre anéis, pulseiras, correntes e brincos, a empresa opera em modelo de franquias desde 2012 e já conta com mais de 250 unidades pelo Brasil e cerca de 100 unidades no exterior (Portugal, Paraguai, França, México, Colômbia e Espanha).

Além de marcas especializadas em atender o público universitário, as cidades do ranking também são atrativas para negócios que caíram no gosto da nova geração. É o caso da Oakberry, rede de alimentação saudável focada em açaí. A empresa se dedicou na criação de produtos que aliam conceitos cada vez mais relevantes para os jovens: agilidade, conveniência e saúde. A rede, que já possui mais de 140 unidades e mais de 1 milhão de açaís vendidos, apresenta taxa de lucratividade acima de 20%.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!