NegóciosIndústria

Vedamotors

Vedamotors

Indústria brasileira de elementos de vedação e componentes para motores é uma das principais marcas quando se pensa em motores de motocicletas!

A Vedamotors nasceu da paixão pelo motociclismo de seu fundador, José Maurício Felippe. Felippe decidiu investir no setor motociclístico fabricando juntas para motores para as principais motocicletas da época (1991). A empresa se consolidou como o principal fabricante de juntas e sistemas de vedação para motores de motocicletas, motosserras, motores marítimos e juntas industriais para o mercado mundial.

Os produtos Vedamotors são desenvolvidos para atender a uma extensa gama de motores e equipamentos de alta exigência por trabalharem em condições extremas de uso, como motocicletas urbanas, on-road e off-road, Jet skis, motores de popa, karts, quadrículos, equipamentos para jardim e floresta e soluções personalizadas para a indústria.

A empresa que iniciou em 1991, em um galpão alugado com apenas 180m² às margens da BR 470 em Rio do Sul - SC, atualmente conta com uma estrutura de 8.500 m² em um parque fabril de 70.000 m², na cidade de Lontras - SC. São mais de 170 colaboradores diretos, 27 escritórios de representação no Brasil, totalizando 65 representantes diretos e indiretos. Uma estrutura capaz de atender com qualidade e agilidade todo o território brasileiro e países da América do Sul, América Central, América do Norte e Europa.

No ano de 1998 Felippe decidiu abrir o capital social da Vedamotors para entrada do Grupo Athena, Grupo Italiano líder mundial na fabricação de juntas para motores de motocicletas, tornando-se assim a empresa responsável pela fabricação e distribuição de peças para toda a América Latina. “Desde 1996, iniciei com o Grupo Athena uma parceria para distribuição das juntas e jogos de juntas para motos de grande porte, porém após um ano e meio de dedicação a distribuição, recebi uma proposta societária, que veio a ser concluída em fevereiro de 1998. Nascia naquele momento uma nova fase da Vedamotors, crescemos muito e passamos a ocupar uma maior participação no mercado brasileiro, como também iniciamos as exportações para a Europa, nossos produtos começaram a ser distribuídos pela casa mãe Athena”, explica o empresário e Diretor Geral da empresa.

Crescimento

 Uma empresa do porte da Vedamotors está em atualização constante. Segundo o empresário, com o passar dos anos as oportunidades foram surgindo, fomos impulsionados pelo crescimento e expandimos o mercado. “Quando iniciamos em 1991 só atendíamos o Sul do Brasil, expandimos para outros estados e finalmente conquistamos o estado de São Paulo. A guerra neste mercado foi sempre muito difícil, pois haviam muitos concorrentes. Para crescer no estado de São Paulo, tivemos que abrir um centro de distribuição que funcionou de 2005 a 2007, tempo este necessário para conquistar os mecânicos que são os aplicadores e formadores de opinião”, relembra orgulhoso dos feitos.

 Segundo o empresário, quando iniciou suas atividades em 1991, a produção de motocicletas no Brasil era de aproximadamente 117.000 mil motocicletas com apenas três montadoras, Honda, Yamaha e Agrale. A produção no Brasil teve um forte crescimento até o ano 2008 onde atingiu seu maior patamar com 2.141.000 mil motos, mas em função da má administração pública, a produção foi reduzindo, chegando a 883.000 mil motos em 2017, agora o mercado já prevê um pequeno crescimento pois a produção de 2018 fechou em 1.037.000 mil motos. “Com muito esforço, foco e dedicação conseguimos superamos as dificuldades impostas pelo mercado e concorrentes”.

Para o empresário, tem fatos em sua carreira que são muito importantes, mas dentre eles a realização de uma sociedade com um grupo assim importante no mercado mundial, foi a largada para o sucesso. Porém isso não basta, porque ter a oportunidade de conhecer e conseguir conquistar a amizade e a confiança dos seus sócios, da família Mancassola, além de ser um grande prazer foi também a oportunidade do crescimento pessoal e profissional.

Em 2001, combinando tecnologia de ponta, recursos humanos altamente capacitados e sistema de gestão integrado, a Vedamotors alcançou o primeiro certificado ISO 9001. “Este certificado veio para coroar nossa busca contínua pela melhoria e excelência de nossos processos e produtos, comprovando nossa capacidade e eficiência para atender o mercado motociclístico a nível global, com a mais alta qualidade”, ressalta.

Neste mesmo ano passou a produzir e comercializar produtos fabricados em elastômeros, como também expandiu a gama de produtos com a introdução da linha de filtros de ar, óleo e combustível. O crescimento da empresa não para, em 2004 iniciou a fabricação de guarnições de escapamentos e a fabricação de anéis espirais para tubos de escapamentos das motocicletas. Também passou a ser um importante fornecedor das principais montadoras de motocicletas e da linha jardim e floresta. Em 2011 passou a comercializar novas linhas de produtos, tais como cilindros e pistões, bem como os produtos eletroeletrônicos da marca GET.

Outro grande marco para a empresa foi a fundação de uma unidade de produção e comercialização na cidade de Hanghzou na China, em sociedade com o Grupo Athena, iniciando assim o crescimento coorporativo da Vedamotors.

  Novas instalações

 “Desde a fundação da empresa, passamos por dois pequenos galpões alugados na BR 470. Em 1996 iniciamos nossa primeira obra com instalações próprias e com aproximadamente 1.000 m², naquele espaço fomos crescendo, até chegarmos à limitação de área para os projetos futuros. Nosso projeto de crescimento é constante e muito amplo, então preferimos montar um novo parque fabril na cidade de Lontras – SC, mais moderno e com espaço suficiente para a nossa expansão”.

“O translado da operação de Rio do Sul para Lontras iniciou em outubro 2018, finalizando no início de janeiro 2019. Para outubro 2019 já contratamos uma ampliação de aproximadamente 6.000 m²”.

Sempre atento às novidades e oportunidades, o empresário tem previsões de implantação de novas unidades em outros países. “Sofremos muito com a logística, pois o custo de transporte em geral é muito alto, por isso já havíamos planejado a mudança da operação logística para uma região mais centralizada no Brasil, porém temos aqui nesta unidade uma cultura regional implantada, 170 colaboradores da região, então decidimos ficar e crescer aqui”, afirma o empresário, que complementa: “Temos que vencer as dificuldades com a nossa eficiência, temos que manter o foco naquilo que se faz, tendo sempre um propósito para vencer e crescer, objetivando sempre a melhoria contínua das tecnologias, dos processos produtivos e principalmente de nossas equipes de colaboradores”.

Projeto eletroeletrônico para o futuro

 Recentemente a Vedamotors adquiriu uma nova empresa, ampliando assim o seu portfólio de produtos.  “Nossa gama já era bastante extensa com peças para o motor e suspensão, mas pensando no futuro, o Grupo Athena desenvolveu uma ampla linha de produtos eletroeletrônicos com marca GET, uma das marcas mais importantes no setor de injeção eletrônica para motocicletas no mundo, isso impulsionou a Vedamotors a investir no mesmo segmento e após 3 anos de estudos, concluímos no dia 14 de junho a compra da empresa SERVITEC, instalada em Caxias do SUL – RS”. Explica o empresário.

A empresa SERVITEC foi criada em 1988, e consolidou-se no mercado brasileiro por atuar no desenvolvimento, fabricação e comercialização de componentes e sistemas de injeção eletrônica, bem como ignição, retificadores e reguladores de tensão. Inegavelmente, trouxe soluções em performance e melhoria de desempenho para os usuários de motocicletas, incluindo pilotos dos mais diversos tipos de competições e Off-Road.

Desde o início das operações, a Vedamotors através do Grupo Athena investirá em novas tecnologias produtivas atualmente utilizadas pela GET. “Com a compra das operações eletroeletrônicas da empresa Servitec, pretendemos desenvolver produtos para os mais diversificados mercados, a fim de fortalecer as operações de fabricação dos produtos no Brasil, aumentando a sua rede de distribuição e reforçando a gama de produtos”, afirma o empresário.

Segundo Felippe, o motor a combustão ainda terá uma vida longa no Brasil, porém curta para os seus projetos. “Em vários países da Europa, já em 2025 os motores a combustão não poderão mais circular. Temos um projeto eletroeletrônico para o futuro, para que nossa subsistência continue forte e importante no mercado”.

Hoje a Vedamotors produz e comercializa mais de 23 mil produtos diferentes. A gama da Servitec é muito ampla e com valor agregado maior em comparação com a linha de juntas e elementos de vedação. “O portfólio desta nova empresa tem aproximadamente 780 produtos, mas pretendemos chegar a 5.600 em até junho 2020”.

Nova logomarca

A identidade visual da Vedamotors mudou. Seguindo os mesmos padrões do Grupo Athena!

Após um rigoroso estudo realizado pela Athena, juntamente com a uma das consultorias mais importantes do mundo neste segmento, identificou-se a necessidade de padronizar a identidade visual de todo o Grupo. A ideia principal foi fazer com que quando alguém olhar uma embalagem ou a logomarca, de qualquer empresa do grupo, ela saiba que está comprando um produto de qualidade e um produto Athena.

O Grupo Athena é composto por empresas instaladas em todo o mundo, a maioria das empresas do grupo usam a palavra Athena e seu país de atuação na sua Razão Social, como exemplo: Athena Spa (Matriz-Itália), Athena Índia (India), Athena Motor Ibérica (Espanha), Athena HZ (China), Athena USA (Estados Unidos). Nós da Vedamotors somos a única empresa do Grupo que permanecemos com o nome de origem, pela força e abrangência que a marca possui no mercado em que atua, tanto no Brasil como em toda América.

O projeto base da nova identidade visual da Athena, foi a utilização da letra “A”, nós apenas invertemos o A para transformar em um “V”, assim aderimos ao mesmo padrão do Grupo.

Juntamente com esse novo layout passamos a utilizar cores que expressam força, poder e energia, tais como o preto e o vermelho, texturas diferenciadas para linha de produtos para o mercado de reposição e indústria, como também incluímos a frase “ATHENA-DIVISAO BRASIL”, assim a identidade da marca se torna mais completa para o público consumidor.

Conheça mais sobre a Vedamotors no site: www.vedamotors.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!