NegóciosIndústria

Vedamotors: com nova cartela de produtos e maior expansão no mercado, empresa comemora três décadas de solidez

Vedamotors: com nova cartela de produtos e maior expansão no mercado, empresa comemora três décadas de solidez

Quando essa história começou, em 1991, a Vedamotors ainda se apresentava de forma tímida ao mercado. Ocupava um pequeno espaço, um galpão, próximo a BR 470, em Rio do Sul, e era fruto de um sonho antigo do fundador, José Maurício Felippe: fabricar juntas de motores para as principais motocicletas da época.

O sonho não era por acaso, afinal, Felippe, que foi destaque como piloto de veloterra, entre as décadas de 70 e 80, conhecia muito sobre desempenho de motores, mecânica e produtos para motocicleta. Entre uma corrida e outra, alguns imprevistos surgiam no meio do caminho e entender os mecanismos de funcionamento eram fundamentais. Como piloto, sabia distinguir a qualidade dos produtos e a procedência. Em determinado momento, percebeu que havia certa escassez de juntas no mercado. Nessa época, já estudava no curso técnico de engenharia. Juntou o conhecimento técnico e teórico e foi aí que tudo começou.

Quem abraçou a ideia e seguiu de mãos dadas foi Cláudia Bazzani Felippe, esposa. Ela aceitou o desafio de empreender ao lado dele. Foram meses de trabalho árduo, onde somente os dois davam conta de todas as atividades, até que, passado um tempo, o primeiro colaborador veio para auxiliar nos processos. A partir daí o crescimento da empresa tornou-se uma constante.

Ao longo destes 30 anos, a Vedamotors vivenciou experiências desafiadoras, adaptou-se às mudanças, expandiu e tornou-se referência no setor de motopeças. Hoje, apresenta ao mercado de motores novas possibilidades e abre-se a outros ramos da indústria, fazendo o que sabe de melhor: levar soluções aos clientes.

EVOLUÇÃO CONSTANTE: PARA NOVOS PRODUTOS, NOVAS AMPLIAÇÕES DE ESTRUTURA

Como você viu, a história partiu da fabricação de juntas, principal necessidade do mercado na época. Com visão estratégica para diagnosticar comportamentos de consumo, Felippe entendeu que os movimentos seriam constantes na empresa. Assim, não demorou muito para que novas linhas de produtos fossem adicionadas à cartela de ofertas da empresa.

Após as juntas, a Vedamotors deu início ao processo de fabricação de produtos em elastômeros, como as guarnições e os retentores, o que fortaleceu a categoria de vedação - e levou ao mercado uma solução mais completa.

UM NOVO CENÁRIO EM MEIO À TURBULÊNCIA DO COVID-19

Com a crise que assola o país devido a pandemia da Covid-19, a Vedamotors se reinventou. Segundo a gerente de Marketing, Raissa Bazzani Felippe, foi um período que exigiu muitos esforços para manter o quadro de funcionários, não perder faturamento e sustentar o estoque. “Neste período, mudamos a estratégia e diversas vezes nos moldamos. Entendemos que era hora de acelerar”, afirma.

Mesmo com o fechamento do mercado e a falta de matéria-prima em alguns setores, a empresa continuou a crescer. “Ano passado foi um ano atípico para a Vedamotors, onde o primeiro trimestre de 2020 foi muito positivo, acima das expectativas, porém nos meses de  março  e  abril, o  mercado retraiu muito. Aproveitamos  esse período para reestruturar nossas operações e processos, fazer estoque e investir no que fosse necessário para uma possível retomada do mercado”, relembra.

Como o esperado, o mercado retomou com grande força, principalmente pelo aumento dos delivery's, o auxilio governamental e a escassez de produtos no mercado. “Em momentos de crise, as pessoas costumam deixar os carros em segundo plano para usarem moto. No caso da pandemia, aumentou o número de estabelecimentos em formato de delivery, subiu o número de motos como meio de transporte e para lazer. Além disso, o mercado de motopeças cresceu muito”, comenta o gerente comercial, Gustavo Teixeira.

O ano de 2020 foi muito positivo para a Vedamotors, onde houve um crescimento de cerca de 70%. “Nunca na história da empresa tínhamos alcançado um crescimento tão grande, nem nas nossas melhores previsões. Isso nos surpreendeu positivamente. Mesmo em meio ao caos de frete e da oscilação de matéria-prima, onde por vezes faltava e por outras aumentava”, garante Raissa. 

O engenheiro industrial da Vedamotors, Frank Hübner, destaca que chegou na empresa em meio à pandemia e teve como desafio reverter o problema inicial de falta de produtos. “Estávamos com prazo de entrega de 40 dias, pois nossos estoques estavam muito baixos devido ao ano anterior ter sido de grande crescimento. Trabalhamos em três turnos, ampliamos a produção com aquisição de novos maquinários e agora estamos com o estoque em dia, com prazo de dois dias para envio dos pedidos”, afirma.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: A EVOLUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO nos PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

Com os investimentos constantes, a Vedamotors conseguiu melhorar a produtividade interna e reduzir a mão de obra.  “Hoje estamos com 110 colaboradores na área industrial e com um atendimento em nível de excelência”, ressalta o gerente industrial.

Essas aquisições e o apoio do grupo são essenciais para a Vedamotors alcançar o patamar que almeja. “A interação com a Athena é constante, seja em matéria-prima ou em processo produtivo, em tecnologia de fabricação, em qualidade. Nossa área possui um contato diário com o grupo”, destaca o gerente de engenharia, Giulliano Quemelo Paroli.

Em pouco tempo, a empresa cresceu exponencialmente, tanto na aquisição de equipamentos modernos, quanto nas melhorias das práticas de procedimentos e qualidade. Na área de estamparia, a Vedamotors investiu em equipamentos de ponta tais como cortadeiras e prensas modernas, com controle de força e alimentação automáticos.

Para a fabricação de borrachas a empresa conta com máquinas que fazem os três processos de fabricação: injeção, compressão e transferência. “Temos máquinas modernas como injetoras e prensas que fazem os três processos. Esses novos equipamentos auxiliam no trabalho da empresa e na produção de produtos de qualidade, deixando em quase zero a margem de erro”, completa Hübner. Somente este ano, a empresa já dobrou a fábrica com a aquisição de novos equipamentos.

GESTÃO E CULTURA DA ORGANIZAÇÃO PASSAM POR MODIFICAÇÕES

Nestes 30 anos de empresa muita coisa mudou. E com visão de negócios, Felippe viu que era hora de mudar junto ao mercado. Recentemente, a Vedamotors começou a implementar uma nova cultura na empresa, em busca de uma gestão mais disruptiva, onde as pessoas são mais autônomas, o ambiente proativo e pragmático.

Esta nova cultura começou a ser implementada há dois anos, para englobar todas as áreas da empresa no projeto. “Estamos ouvindo os colaboradores para aproximar os setores e entender o que pensam. Com isso, sentimos que as pessoas estão muito mais colaborativas”, afirma a gerente de Recursos Humanos, Katie França.

Em parceria com Natália Bazzani Felippe, gerente administrativa da Vedamotors, Katie trabalha em duas vias na implantação da nova cultura: a inovação e o engajamento. “Queremos que as pessoas façam parte desse processo”, afirma França.

Natália garante que a mudança de cultura era algo necessário. “As novas gerações entram no mercado de trabalho e não se adaptam à cultura de comando e controle. Sentimos a necessidade de mudar isso para uma cultura mais suspensiva, através de um processo de sucessão. Buscamos construir o que faz sentido para a empresa”, ressalta Natália.

Com isso, a empresa tem apresentado novos projetos, como o “Mulher que apoia mulher”.  Através dele, as colaboradoras são orientadas sobre diversos assuntos, como violência doméstica, autoconhecimento e sororidade, por exemplo, e, assim, contribuem e compartilham com as demais participantes do grupo, formando uma rede de apoio. “Hoje as mulheres representam 72% da empresa e sentimos que precisávamos emponderá-las”, ressalta Katie.

O projeto é conduzido por Natália e Katie, com apoio de psicólogas. “Temos grupos de terapia e encontros para falarmos de autoconhecimento, desenvolvimento, autocompaixão, comunicação e violência”, explicam. O projeto começou com 43 mulheres e hoje tem lista de espera para participação.

Além deste projeto, ações mensais são realizadas na empresa, como o Setembro Amarelo, Semana de Segurança no Trânsito, entre outros. “Todos os meses temos ações que envolvem os colaboradores, com pequenas comemorações. Também são realizados os cafés para os aniversariantes, o programa Saúde do Trabalhador e a biblioteca compartilhada, por exemplo”, complementa Katie.

O ambiente da empresa também conta com espaços públicos e refeitório. Mas, não são apenas esses os benefícios. Os colaboradores recebem plano de saúde, convênio com dentista – sendo uma profissional exclusiva -, participam do programa de gratificação (PPR), recebem prêmios por não faltarem ou não apresentarem atestados, transporte coletivo, uniforme gratuito, convênio com farmácias e parcerias com academias. Além disso, a Vedamotors auxilia os colaboradores com capacitações e escola de idiomas. “Olhamos para os processos e colaboradores de forma mais humanizada”, ressalta a gerente de RH.

Na Vedamotors não são apenas os colaboradores que são lembrados, mas também as famílias. “Realizamos o Natal das Crianças, dia dos filhos no trabalho e outros eventos onde os colaboradores trazem os familiares para a empresa”, conta Natália. Outra forma de valorização é através do prêmio viagem, onde os colaboradores com mais tempo de casa ganham uma viagem com a família para um local de preferência.

DEPOIMENTOS COLABORADORES:

“Para mim é uma satisfação trabalhar aqui. São 23 anos de história e fazer parte do crescimento da empresa me enche de orgulho. Fico muito feliz. Minha esposa e filha também trabalham aqui. É uma empresa que valoriza as pessoas, valoriza a família”.

Pedro Helmogenes Pereira Filho -  Operador de Máquina

“Em relação à cultura da empresa, dois fatores me chamam a atenção na Vedamotors: Os valores éticos e o espírito de equipe. Estes dois aspectos vão muito além de normas institucionais escritas e estabelecidas, elas estão de fato enraizadas na postura das pessoas. Esses pontos, ao meu ver, são fruto de um trabalho consistente que busca unir a solidez da empresa enquanto instituição e a preocupação com o desenvolvimento das pessoas.

O diferencial da Vedamotors é a maneira como a empresa lida com diferentes processos de inovação simultaneamente, engajando departamentos distintos com um objetivo único”.

Robin Dominicio Januário - Analista de Processos

“Devido a cultura da empresa de estar sempre um passo à frente na tecnologia dos recursos disponibilizados aos colaboradores e ao aprimoramento constante da gestão de pessoas, trabalhar na Vedamotors ao longo destes dois anos contribuíram não apenas para o crescimento técnico aplicado ao desenvolvimento de produtos, como também, permitiram expandir minha visão analítica de forma estratégica sobre o mercado como um todo”.

Fabrício Boesing - Analista de Produto Eletroeletrônico

ASAS DE MERCADO: PARA ALÉM DAS DUAS RODAS

Nestes 30 anos, a Vedamotors buscou manter duas frentes de mercado: o de reposição, também chamado de After Market e o atendimento personalizado às indústrias.

Através do After Marketing, a empresa desenvolve e comercializa produtos de alta qualidade mecânica e eletromecânica para o mercado de reposição de peças, disponibilizando hoje no mercado 8 linhas de produtos: juntas, retentores, guarnições, borrachas, metal e motor, eletroeletrônico, filtros e fixadores.

Na Indústria, a empresa criou e adaptou projetos dos mais variados graus de complexidade, sempre com matérias-primas de alta qualidade e tecnologia avançada. Implantou soluções técnicas customizadas para requisitos específicos de clientes para a maior parte das aplicações industriais, graças a versatilidade e agilidade no desenvolvimento de produtos.

A empresa possui parceria com as maiores montadoras de jardim e floresta e motocicletas do Brasil e do mundo, além de fornecer produtos para os mais variados segmentos, como da área agrícola, bombas hidráulicas, sistemas de transmissão, componentes eletromecânicos, aquecimento e refrigeração e compressores e redutores de ar.

Informações sobre a Vedamotors:

Instagram: @vedamotors

Facebook: Vedamotors

Youtube: Vedamotors

Linkedin: Vedamotors Athena

Fone: 47 3411 0500  (central de atendimento)

www.vedamotors.com.br

vedamotors@vedamotors.com.br

Endereço: Rod. BR 470, KM 129, n° 2795 - Lontras/SC

Texto: Giovana Oliveira

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!