CEO's Club expande fronteiras com lançamento de embaixada em Salvador
A empresa nasceu em 1991, como resultado da paixão pelo motociclismo de seu fundador, José Maurício Felippe, que decidiu investir no setor motociclístico fabricando juntas de motores para as principais motocicletas da época. Em 1998, veio a oportunidade de uma sociedade com o grupo italiano Athena, líder mundial na fabricação de juntas e vedações para motocicletas. Com essa união, a Vedamotors se tornou a empresa do grupo, responsável pela fabricação e distribuição de peças em toda a América Latina, e com isso recebeu novas tecnologias, novos processos de fabricação e aumentou o know-how no segmento.
Em 2001, alcançou o primeiro certificado ISO 9001. “Demos um grande passo em 2017, quando fundamos, em sociedade com o grupo Athena, uma unidade de comercialização na cidade de Hanghzou na China, que veio para acelerar o desenvolvimento de produtos, certificar e homologar os fornecedores a fim de garantir a qualidade em nossos produtos”, afirma Raíssa Bazzani Felippe, coordenadora de Marketing da empresa.
Ampliações
Em 2019 a Vedamotors inaugurou um novo parque fabril, em Lontras/SC, em um terreno de 70.000m², sendo 7.800m² de área construída. Nesse mesmo ano adquiriu as operações eletroeletrônicas da empresa Servitec, pensada para alcançar novos mercados e se tornar referência no segmento de peças eletroeletrônicas.
“A nova ampliação foi preparada para receber um crescimento por no mínimo três anos, onde iniciamos o processo de aquisição de novas tecnologias, preparadas para atender aos requisitos da Indústria 4.0, e expandir a capacidade de produção com maior desempenho”, afirma.
De acordo com a coordenadora, a Vedamotors está atualizando as tecnologias produtivas, hoje já possui na linha de elastômeros a melhor tecnologia de injeção disponível no mundo, na linha de cortes de metais e de papelão também. “Nossos maquinários já estão preparados para a indústria 4.0 e estamos modernizando toda a empresa inclusive investindo fortemente em um departamento de embalagens, onde levaremos ao mercado embalagens mais modernas e seguras”.
Em 2020 finalizou mais uma ampliação de aproximadamente 5.500m², pensado para suportar o forte crescimento da empresa e atender com agilidade e qualidade todo o território brasileiro e países da América Sul, América Central e Europa. Com a ampliação predial, todas as operações logísticas ficarão concentradas no mesmo prédio, eliminando desperdícios com transporte e movimentação de materiais. Com isso, será possível ampliar o setor produtivo no galpão existente.
Desde o início de suas atividades, a Vedamotors cresce em qualidade, variedade de produtos, espaço físico e número de colaboradores e se consolidou no mercado de motopeças como uma das melhores marcas do segmento.
“Ampliamos significativamente nossa linha de produtos, transformamos a Vedamotors conhecida como “juntas” para uma Vedamotors de renome mundial. Hoje temos oito linhas de produtos bem instaladas que somam mais de 10.000 diferentes produtos no portfólio”, destaca Raíssa. As oito linhas de produtos são: Juntas, Retentores, Guarnições, Borrachas, Metal/Motor, Filtros, Fixadores e a linha de produtos eletroeletrônica.
Inovações
Em setembro, a empresa comemorou 29 anos de existência, ainda mais moderna e antenada às novas propostas de mobilidade que estão surgindo. Com investimentos em tecnologia, a empresa tem novos projetos com o objetivo de lançar produtos para diversos meios de locomoção.
“Podemos dizer que nosso carro-chefe ainda são as juntas, porém, hoje elas representam menos de 40% do nosso negócio geral. Estamos há anos trabalhando nesse processo de levar ao mercado que não somos apenas juntas ou vedações, hoje temos um portfólio bem completo e queremos tornar essas outras linhas tão importantes como a nossa de origem. É um trabalho constante e que necessita de muito esforço, dedicação, estratégias comerciais e de marketing alinhadas, para atingirmos os nossos objetivos”, afirma a coordenadora.
A grande aposta da empresa no momento está destinada ao mercado eletroeletrônico. A Vedamotors está investindo em tecnologia de ponta para produção nacional e acredita que esse projeto trará sustentação para uma possível mudança do mercado, onde estarão presentes em novos segmentos de mercado.
Objetivando a inovação, a empresa aumentou o time de Pesquisa e Desenvolvimento em 35%, com contratações de novos engenheiros. Foi projetado um sistema que reduziu em 67% o tempo de troca de ferramenta nos dois principais processos produtivos da empresa. “Mensalmente, estamos lançando novos produtos, no ano de 2020 lançamos aproximadamente 400 novos itens e queremos intensificar ainda mais essas ações para o ano de 2021”, comenta Raíssa.
Uma gestão inovadora
“Nossa intenção é transformar a Vedamotors em uma organização exponencial, que é sinônimo de inovação, tecnologia e alto crescimento”, destaca. Anualmente a empresa investe em novas tecnologias, porém, é preciso saber distribuir recursos entre os investimentos tradicionais e os inovadores.
Este ano realizaram um trabalho de Engajamento & Cultura 4.0, aonde revisaram conceitos, modelo de negócio, estratégias, modo de gerir, aprimoraram processos e investiram em tecnologia de informações.
Também desenvolveram os líderes para mudança de mindset, de pensar inovando. Segundo Raíssa, “a combinação entre liderança e inovação é a base do novo perfil do líder na era digital, que deve estar pronto para guiar equipes em uma realidade muito mais dinâmica, afinal, não há mais espaço para o gestor tradicional, que centraliza as responsabilidades e usa sua autoridade para manter tudo sob controle”. A empresa e o líder precisam oferecer mais liberdade e autonomia aos profissionais, fomentar a inovação, permitindo o livre fluxo de ideias e uma cultura de experimentação, proporcionar espaços para estimular ideias criativas. “Por isso estamos focando cada vez mais desenvolver lideranças positivas e colaborativas, focada no engajamento da equipe e construção de times de alto desempenho”, complementa.
Constantemente a Vedamotors conta com a troca de informações com outras empresas do grupo Athena, de forma a desenvolver com maior velocidade novos processos e materiais. “O grupo Athena possui empresas em outros seis países e com isso, conseguimos nos adaptar com agilidade e criar novas estratégias conforme as mudanças de mercado. Graças a essa rede de relacionamento, conseguimos estar presentes nas principais montadoras do Brasil e do mundo, onde nos antecipamos e participamos proativamente no desenvolvimento e criação das soluções customizadas para cada uma delas”, finaliza.
Informações:
Insta: @vedamotors
Face: @vedamotors
Youtube: Vedamotors