Vitamina D: seu filho precisa dela!

O sol é responsável não somente por aquecer e iluminar os dias, mas também pela saúde. Você sabia que a exposição solar é responsável pela fabricação da vitamina D? Sim, e além dele uma boa alimentação são fatores importantes para um índice adequado de vitamina D no corpo. 

No primeiro ano de vida, a vitamina D é uma das principais vitaminas para o corpo das crianças e é responsável pela calcificação dos ossos, além do bom funcionamento dos sistemas imunológicos e respiratório. “Bebês pegam pouco sol, devido à sua sensibilidade cutânea e, mesmo que peguem, geralmente estão vestidos ou os pais são orientados a expor o bebê ao sol em horários com menor risco de queimaduras solares, como início da manhã e fim da tarde. Porém o índice de produção de vitamina D nesses horários é mais baixo. Por isso é necessário complementar para garantir doses adequadas” enfatiza a pediatra e endocrinologista, Michele Gatti C. Vieira. 

Para crianças maiores, brincadeiras ao ar livre e uma boa alimentação podem ajudar na produção da vitamina D. “Quando a criança inicia a introdução alimentar é importante colocar fontes de vitamina D no cardápio, como peixes e cogumelos. Mas como as fontes alimentares são escassas, a suplementação poderia ser mantida em alguns casos”, explica. Quinze minutos de exposição solar seriam adequados, mas o melhor horário para sintetizar a vitamina (10h às 15h) é também mais propenso ao câncer de pele e ainda os filtros solares prejudicam sua produção, por isso a suplementação é necessária em muitos casos. 

Falta de vitamina D

A deficiência da vitamina D está associada a fragilidade da estrutura óssea e também existem indícios que a sua carência possa estar relacionada a outras doenças como obesidade, asma, diabetes tipo 1, problemas alérgicos e autoimunes. Por isso, desde seu nascimento a criança deve ser monitorada por um especialista, para não ter problemas no futuro.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!