Saúde & BelezaSaúde

Você já ouviu falar em biópsia de tireóide ou biópsia tiroideia?

Você já ouviu falar em biópsia de tireóide ou biópsia tiroideia?

Confira abaixo quando o procedimento é indicado

A biópsia da tireóide  é um procedimento de diagnóstico que possibilita - através da introdução de uma fina agulha - recolher células para posteriormente serem analisadas.

De acordo com a médica, Dra. Julieta Pamplona Schramm, da Ultraclinic, a biópsia ou punção aspirativa da tireóide é um exame extremamente relevante e que serve para descartar ou permitir um diagnóstico definitivo em casos suspeitos de doenças malignas da tireóide (câncer da tireóide).

“A tireóide é uma glândula que faz parte do nosso sistema endócrino, que tem como função a produção de hormônios, imprescindíveis ao normal funcionamento do nosso organismo”, destaca a médica. Essa glândula está situada no pescoço, anteriormente à traqueia.

Indicações da biópsia

O grande indício para a realização da biópsia da tireóide é a suspeita de câncer da tireóide. Segundo a médica, o único exame que viabiliza alcançar um diagnóstico concludente de câncer da tireóide é a biópsia com análise das células ao microscópio (exame citológico).

Alguns nódulos da tireóide, detectados nos exames imagiológicos necessitam de uma melhor caracterização. “A biópsia é a única alternativa para conhecermos a sua diferenciação citológica e, desta forma, percebermos se estamos perante um tumor benigno (não câncer) ou maligno (câncer da tireóide)”, explica.

Como é feita a biópsia da tireóide?

O procedimento é realizado na Ultraclinic Ultrassonografia, em Rio do Sul, não necessitando de internamento.

A médica explica que a biópsia é feita após anestesia local (indolor) através de uma agulha fina introduzida até alcançar a tiroide, para recolher esfregaços celulares fixados em lâminas para posterior análise em laboratório especializado.

Classificação TIRADS

Recentemente foi criada uma classificação ultrassonográfica para melhor caracterização e definição dos nódulos da tireoide, o TIRADS - Thyroid Imaging Reporting anda Data System.

Esta classificação nodular tem como objetivo auxiliar na conduta perante um nódulo e saber quando tem indicação de punção ou somente acompanhamento periódico por ultrassonografia.

• TI-RADS 1: benigno,

• TI-RADS 2: não suspeito,

• TI-RADS 3: baixa suspeita,

• TI-RADS 4:media suspeita,

• TI-RADS 5: alta suspeita.

Os fatores relacionados ao risco aumentado para malignidade incluem: faixa etária abaixo de 20 ou acima de 60 anos; crescimento acelerado do nódulo; consistência endurecida; entre outros.

Ficou com dúvidas?

Entre em contato para agendar seu exame, através do telefone ☎️ (47) 3521 8281 ou pelo WhatsApp (47) 99241 8281.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!