NegóciosEconomia & Negócios

WEG fornece pacote elétrico de R$140 milhões para expansão da Klabin no Paraná

WEG fornece pacote elétrico de R$140 milhões para expansão da Klabin no Paraná

Projeto Puma II faz parte de novo ciclo de investimentos da companhia e colocará no mercado 910 mil toneladas anuais de papéis

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, deu início a um novo ciclo de investimentos com o Projeto Puma II, que colocará no mercado cerca de 910 mil toneladas anuais de papéis e, para essa grandiosa expansão selecionou fornecedores com expertise no segmento de papel e celulose, com soluções confiáveis e altamente eficientes.

A WEG, parceira da Klabin de longa data, foi selecionada para fornecer parte significativa do pacote elétrico para as duas fases do projeto, incluindo um eletrocentro, cubículo de média tensão, centro de controle de motores de baixa tensão, inversores de frequência de média e baixa tensão, barramentos blindados, motores de baixa e média tensão, transformadores de média tensão e transformadores do turbogerador 3 (TG3). Ao todo, foram aproximadamente 3.500 itens produzidos seguindo os requisitos técnicos exigidos pela Klabin garantindo alta performance, maior eficiência energética e produtividade.

Os motores fornecidos para grandes aplicações foram os da linha W60 e MGF, além dos motores W50 e W22 Well (WEG Extra-long life). Ao escolher os motores destas linhas, o cliente garantirá maior vida útil aos equipamentos e um menor custo com reposição e manutenção das máquinas.

Em substituição à sala elétrica em alvenaria, foi adotada uma sala elétrica modular, eletrocentro, instalado na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que além da vantagem de otimização do tempo de instalação, esse equipamento permite ser completamente testado e pré-comissionado em fábrica saindo pronto para energização. Também foram instalados nas salas elétricas distribuídas pelo parque fabril 39 transformadores a seco, responsáveis por alimentar as ilhas de processo. Em complemento, a Klabin adquiriu um transformador elevador de força para expandir a geração de energia da rede de alimentação.

Foram fornecidos ainda os inversores de frequência de baixa e média tensão (CFW11 / CFW11M / MVW3000) e os conjuntos de manobra e controle de média tensão (CCM03i / MTW03), garantindo a versatilidade e flexibilidade da aplicação, além do barramento blindado (BWW01) para energização dos centros de controle de motores de baixa tensão.

Ao longo destes cinco anos, desde o fornecimento do pacote elétrico para a Unidade Puma, as soluções da WEG, aliadas ao suporte técnico 24hrs, têm proporcionado segurança operacional, produtividade contínua e eficiência para a planta da Klabin em Ortigueira/PR.

Sobre o projeto

O Projeto Puma II é uma continuação da Unidade Puma, instalada em Ortigueira/PR. A primeira máquina de papel (MP27) entrou em operação no fim de agosto do ano de 2021 e tem capacidade produtiva de 450 mil toneladas por ano do Eukaliner®, o primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibras de eucalipto. A MP28, que já está em construção e tem previsão para iniciar a produção em 2023, terá como foco a fabricação de papel-cartão. Com capacidade produtiva de 460 mil toneladas anuais, o novo equipamento consolida a Klabin como produtora global de cartões para alimentos líquidos e produtos industrializados, cartão para embalagens multipack, além de cartões para o crescente segmento de food service, dando sequência aos planos contínuos de inovação, crescimento e expansão sustentável da companhia.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!