NegóciosCases de Sucesso

Zatom Confecções

Zatom Confecções

Muito mais que uma empresa. Uma família!

Ao discutir o valor da gestão do capital humano, a Zatom Confecções de Presidente Getúlio/SC é um exemplo a ser seguido, com sistema que poderia ser replicado em outras organizações do país. Uma empresa fundada em 2009 por Cleiton Rossi e Zilda Schmitz Rossi com o propósito de contribuir com a evolução da moda e das pessoas.

Por lá, os funcionários são reconhecidos como talentos humanos e os trabalhadores chamados de amigos. “Investimos em pessoas,  porque o mundo é feito de pessoas. São 7 bilhões de pessoas, aqui dentro são 60, com 60 sonhos que temos que buscar”, afirma o empresário, que aposta na realização dos sonhos dos colaboradores como uma meta. Dentro da empresa foi montado um quadro, onde os sonhos são escritos. “Aqui, os sonhos pessoais dos colaboradores estão expostos. E trabalhamos para que eles conquistem isso”.

O INÍCIO

Em 1990, em um ranchinho pequeno, de apenas 12m², nos fundos da casa, dona Zilda costurava com o intuito de aumentar a renda familiar. Com o passar dos anos, o hobby virou profissão e passou a costurar peças sob medida para uma loja da cidade, além de prestar serviços para outras confecções. “Fiz dessa máquina simples, que tinha que colocar óleo a cada 50 peças, a melhor máquina do mundo. Eu estava tão grata que aquela máquina estava lá para eu costurar, que tudo que eu fazia ficava perfeito. Eu não me importava de chegar tarde do trabalho e costurar até de madrugada”, relembra dona Zilda, que hoje administra a empresa ao lado do filho. 

“Colocamos três máquinas emprestadas pelo meu tio e começamos o processo de melhorar. Em janeiro de 2009 compramos a primeira máquina e fomos pagando parcelado. Todos os meus presentes - de Natal, aniversário - foram máquinas”, relembra o empresário. Apenas um mês depois, as máquinas emprestadas já foram devolvidas.

Quando fundaram a empresa, Cleiton já pensava em algo diferente. “Não queríamos ser apenas mais uma empresa dentro do mercado de trabalho. Queríamos ser uma empresa diferenciada, com pessoas diferenciadas e que sabem onde querem chegar”. Em um novo espaço físico, a empresa não para de crescer e investir nos colaboradores. “Buscamos constantemente o treinamento dessas pessoas. Sempre tomamos decisões com eles. Chamamos a equipe, definimos o que queremos, porque o índice de comprometimento é maior”, afirma.

Sempre pensando na equipe, os empresários apostam em ações internas, que geram resultados muito positivos. As festas temáticas, plano de carreira, cargos e salários, manual de integração, código de conduta, Zatom no Mato, facilitador, Rapidão, a Roda de Agradecimento, Roda de Elogio, Noite da Pizza, Viagem do Trabalho, são algumas dessas ações. Além disso, realizaram a viagem dos 10 anos - que aumentou a integração da equipe -, realizam pesquisa de clima, entrevista online e aplicam questionário online interno. “Estamos interessados em saber o que o nosso colaborador pensa, o que espera da empresa. Somos uma equipe, engajada para atingir o mesmo objetivo”, afirma o empresário.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Preocupados com o meio ambiente, a empresa implantou o Zatom Carbo Zero, no qual todo o CO² emitido no gasto energético de luz, no consumo de água e de combustível nos nossos carros e máquinas com óleo, é recompensado com o plantio de árvores nativas. “Plantamos 145 árvores nativas e fizemos uma área remanescente de uma nascente com a recuperação da área”.

O empresário aposta ainda em três pilares, que considera a chave do sucesso: comprometimento, engajamento e humildade. Com isso, e diante de muito trabalho e honestidade, a empresa foi certificada pelo Instituto Great Place To Work (GPTW), como uma das melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina.

CERTIFICAÇÕES

O instituto levantou uma lista com 40 nomes em três categorias: grandes (empregam a partir de mil funcionários), médias (com até 999 colaboradores) e pequenas (que possuem entre 30 e 99 funcionários). O resultado é obtido através de pesquisa realizada com os próprios trabalhadores e tem como base em relatos sobre o ambiente de trabalho e nas estratégias de gestão de pessoas implantadas pelos gestores.

Entre as pequenas, aquelas que têm entre 30 e 99 funcionários, aparece a Zatom Confecções, no quinto lugar. “Isso é fruto de investimento de pessoas, de fazer eles fazerem parte do processo. Sabemos que pessoas são únicas, cada um com sonhos diferentes, experiências de vida, e que a maior riqueza que a Zatom possui é a junção de todas elas”, comemora o empresário.

Mas, não para por aí! No mês de julho a empresa recebeu outra certificação, desta vez a nível Brasil. A Zatom é considerada pela GPTW, como a 25ª melhor empresa para trabalhar, no ranking pequenas empresas, em um total de 677 participantes. “Hoje podemos afirmar que estamos buscando fazer nosso propósito na íntegra. Temos o compromisso de contribuir com a evolução da moda e das pessoas, onde todos que fazem parte da equipe Zatom levam consigo essa tarefa”.

Em seu discurso, no dia da premiação, Cleiton agradeceu a equipe, pois sem eles o sucesso da Zatom não seria possível. “É esta equipe que todos os dias faz o seu melhor para entregar um produto feito com amor. Eles que sempre dão um abraço às 4h da manhã antes do trabalho e dizem: “Hoje estamos mais próximos de nossos sonhos. Estamos felizes de trazer uma certificação tão importante para Presidente Getúlio, e também falar que não importa o tamanho que sua empresa tenha, mas sim o valor que você dá a ela. E temos a certeza que as pessoas são o maior valor que toda empresa pode ter”.

Não é à toa que a logomarca da empresa tenha como símbolo uma formiga. Todos trabalhando juntos, com o mesmo objetivo.

Conheça mais sobre a empresa nas redes sociais:

Face: zatomformiga

Insta: zatomformiga  

www.zatom.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!