Life & HomeGastronomia

Alfazemas Café: culinária afetiva e detalhes que remetem a um conto de fadas

Alfazemas Café: culinária afetiva e detalhes que remetem a um conto de fadas

Localizada no Centro de Ibirama/SC, o Alfazemas Café tem na sua origem inspiração trazida pelos campos floridos desta incrível planta, muito cultivada em Provence na França. Inserida em um belo jardim, uma ampla residência da década de 30 com um ambiente aconchegante foi restaurada para receber tanto a produção culinária quanto os espaços para os clientes. Áreas externas e local para eventos à parte, o café dispõe de seis salas temáticas, sendo um local ideal para desfrutar boas companhias, boa conversa e excelente gastronomia.

A Méri Ionara Ribeiro trabalhou na área de saúde pública por muitos anos e seu marido Dan Ramon Ribeiro era consultor empresarial. Quando decidiram desacelerar, encontraram na gastronomia algo que pudesse unir suas aspirações. “Compramos esta casa antiga e queríamos deixá-la de um jeito que aqueles que aqui frequentassem não tivessem vontade de ir embora”, ressalta Méri.

Ela, que sempre gostou muito de receber pessoas, realizar encontros e organizar mesas postas, já diplomada pela The British School of Etiquette Brazil, ampliou seus conhecimentos em gastronomia e confeitaria em uma imersão neste setor. Dan, com experiência em gestão, trocou suas viagens incessantes pela companhia diária, oferecendo o suporte administrativo para o empreendimento. Juntos eles oferecem uma experiência memorável a todos os seus clientes.

O cardápio, elaborado com foco na culinária afetiva, com receitas exclusivas de bolos, doces, tortas e salgados, nos remetem à momentos queridos e à lembranças agradáveis despertados pelas delícias nele oferecidas. “Usamos muitos ingredientes diretamente da nossa horta. Os itens servidos são todos da melhor qualidade e processados na nossa cozinha. Aqui tudo é feito artesanalmente, toda farinha peneirada, temperos postos por pitadas, na hora, com carinho, para cada cliente”,  destacam os empresários.

As louças são um charme à parte. A porcelana holandesa deixa bolos como o Alfazemas, que leva o nome da casa, e o Red Velvet, campeões de vendas, ainda mais saborosos. Serviços de cafés e chás especiais podem ser apreciados em dias de menor movimento.

As bebidas oferecidas focam o café, em suas diversas e variadas apresentações e sabores, os chás, os sucos e bebidas fermentadas naturais. É claro que as bebidas industriais também estão disponíveis, incluindo aquela cervejinha gelada.

OS AMBIENTES

Cada cantinho foi planejado para provocar experiências doces e singulares. Tudo começa pelo Caminho Alfazemas. É ladeado por lavandas e alfazemas sempre floridas, do portão de acesso para pedestres até a entrada principal. “Nosso desejo é que todos clientes façam o caminho passando as mãos pelas flores, liberando o aroma único da planta, criando uma recordação inigualável do lugar”.

Ao entrar no Alfazemas Café deparamos com o Espaço Liberdade, que dá acesso ao interior da casa, ao espaço servir ou ao deck externo. “Aqui o cliente é livre para escolher onde quer ficar”, explica Méri.

A segunda sala é o Espaço Recordar. Ali é o local perfeito para reviver memórias, pois, adornado por uma escada em madeira preservada na restauração efetuada, tem nas paredes espaços para recordações de momentos especiais e clientes no Alfazemas Café.

A Sala das Flores foi criada para homenagear os antigos proprietários da casa, a família do Sr. Edmundo Flores. “Por três gerações moraram aqui. Eles gostavam muito da casa. Essa sala é uma homenagem para eles conservando uma linda vista para o jardim”, ressaltam.

No piso superior, que pode ser todo utilizado para pequenos eventos, o Espaço Sensações foi projetado com uma bancada com quatro banquetas, em geral usada pelos clientes para estudar e trabalhar enquanto saboreiam os quitutes do Café.

Logo ao lado está a Sala dos Sonhos. Com a predominância da cor rosa e muitas flores no teto, este espaço nos remete a um conto de fadas. Esta sala é dedicada às reuniões, workshops e datas festivas, conta com espaço para projeção e é perfeita para boas conversas e devaneios, transformando sua inspiração em criatividade.

A Sala do Infinito é muito especial para os empresários, já que são muito ligados ao seu símbolo. “Desde que nos conhecemos carregamos esse símbolo conosco. Passamos esta ideia para a arquiteta, que nos sugeriu um teto em céu estrelado e o símbolo do infinito nos espelhos. O infinito também faz parte de nosso logo, reproduzido em aço na grade do Espaço Sensações”, explica Méri. A asa do anjo é um espaço à parte, que rende muitas fotos.

O Alfazemas Café conta com espaços externos, adaptados ao conceito “pet friendly”, para que você possa apreciar todas suas delícias sem ter que deixar o seu animal de estimação em casa.

Para eventos maiores a casa sugere o Espaço Anis, um local adjacente ao Café, com um salão totalmente preparado para recepções e treinamentos com capacidade para até 36 pessoas sentadas e um escritório conceito “anywhere office”, oferecido a profissionais autônomos.

Informações:

Instagram: @alfazemascafe

Facebook: Alfazemas Café

WhatsApp: (47) 99615.3001

Endereço: Rua Dr. Nereu Ramos, 322, Centro, Ibirama/SC

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!