Carolina Pavão: uma trajetória visionária na advocacia e no empreendedorismo
Liberdade criativa
Woho Arquitetura: Marcelo Wolschick e Alexandre Müller apresentam novo nome para seu escritório, em Florianópolis
O mercado de arquitetura está sempre em expansão e ampliando seu campo de visão e atuação. Com 14 anos de trajetória, os arquitetos Marcelo Wolschick e Alexandre Müller - os nomes e sobrenomes do WOHO ARQUITETURA (@wohoarquitetura) - trazem no portfólio do escritório, sediado em Florianópolis/SC, mais de 1,5 mil ambientes projetados entre residências, arquitetura de interiores, corporativos e institucionais.
A área de tecnologia, especificamente, tem dominado nossas rotinas, seja a partir de um smartphone e suas mil e uma utilidades ou sugerindo resoluções que nem mesmo sabíamos que precisávamos. Conhecidas mundialmente por se apresentarem disruptivas, estas empresas geralmente ocupam espaços arquitetônicos com projetos mais ousados, criativos e diferenciados do que grande parte do universo corporativo.
Santa Catarina ocupa um lugar de destaque no país com grandes empresas do setor se instalando no Estado. Atentos há muito tempo sobre esta movimentação, Marcelo e Alexandre explicam suas predileções, os desafios e as diferenças de criação para o setor de tecnologia.
SOLUÇÕES ASSERTIVAS
“São os projetos que permitem maior liberdade criativa. Geralmente, as empresas de tecnologia possuem um cerne de maior liberdade, o que traz para os projetos propostas de liberdade nas soluções apresentadas, além de serem projetos de rápidas definições e com baixo índice de alterações. As propostas são, quase sempre, muito assertivas”.
OS DESAFIOS
“O principal é o alinhamento de projeto com o negócio e com o perfil da empresa. Tudo precisa ficar bem relacionado e conectado, sem arestas soltas. Conseguimos isso através do desenvolvimento de um bom projeto de arquitetura e arquitetura de interiores, relacionando branding com os valores apresentados pelos negócios dos nossos clientes. Não é apenas a adequação de uma paleta de cores no projeto, é entender o fluxo da equipe, o fluxo de clientes, as estratégias de atuação da empresa para, aí sim, propormos soluções alinhadas para os ambientes”.
AS DIFERENÇAS
“Sim, elas existem, principalmente com a "pegada" do projeto. Comparando com escritórios de advocacia, por exemplo, outro nicho que o escritório atende, que trazem projetos bem mais formais, que buscam menos despojamento e mais formalidades. Também procuram-se mais materiais já aceitos pelo mercado como uma lâmina de madeira escura, por exemplo”.
NOSSAS EXPERIÊNCIAS
“Cada vez mais temos facilidade na leitura do negócio do nosso cliente, entender quem é a empresa, o que ela precisa comunicar e como será a relação do projeto com a equipe. Quais os fatores que vão interferir na cultura da empresa são os principais pontos que destacamos como itens de sucesso de um projeto corporativo. Com esses quatro pilares bem definidos, conseguimos trazer a cultura da empresa para dentro dos ambientes. Geralmente, os ganhos junto às equipes internas e aos clientes é muito notado e elogiado”.
SERVIÇOS:
Instagram: @wohoarquitetura
WhatsApp: (48) 98477.2760
www.woho.arq.br
Fotos: Mariana Boro