Life & HomeViagem & Turismo

Balneário Camboriú terá porto exclusivo para cruzeiros

Balneário Camboriú terá porto exclusivo para cruzeiros

A cidade de Balneário Camboriú, terá o 1° porto com terminal exclusivo de passageiros de transatlânticos do Brasil

O porto catarinense é o primeiro passo de um projeto que pretende construir 15 instalações voltadas para o turismo marítimo em todo o país. A expectativa é de que as obras comecem em até seis meses.

O anúncio foi feito no dia 25 de setembro, pelo Ministério da Infraestrutura. O contrato de concessão para a empresa Ports Developed by Shiphandlers (PDBS), dona do projeto do BC Port, é válido por 25 anos, com possibilidade de prorrogar por igual período.

O projeto da PDBS prevê atracadouros para transatlânticos, um hotel e 21 restaurantes em uma área de 58 mil m².

Segundo dados da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), o país recebeu sete navios e teve 462,3 mil cruzeiristas na temporada 2018/2019, o que gerou uma movimentação de R$ 2,083 bilhões. Foram oferecidos quase 500 mil leitos no período, número 15% superior ao da temporada passada, e os navios registraram 100% de ocupação.

Expectativa de crescimento

Com a construção do primeiro terminal exclusivo de passageiros no porto de Balneário Camboriú, a estimativa é de que o impacto seja enorme no turismo marítimo brasileiro.

De acordo com projeções, mais cinco navios seriam atraídos, colocando mais 300 mil turistas na costa brasileira, sendo 120 mil estrangeiros.

Além disso, a expectativa é de criação de 1,5 mil empregos diretos e outros 10,5 mil indiretos. O impacto econômico seria de mais R$ 2 bilhões, um crescimento de 100% considerando os dados de 2018/2019.

BC PORT

O BC Port é um projeto concebido e desenvolvido pela empresa Ports developed by Shiphandlers, empresa privada de participações em pesquisas náuticas, o projeto obedece às normativas PIANC e segue a legislação marítima e ambiental vigentes.

CONCEITO

 As linhas concebidas ao BC PORT, foram criadas por um artista local, estas linhas tiveram origem do nome Balneário Camboriú que em uma de suas versões, vinda do guarani, significaria Rio dos Robalos, assim conceituando as linhas do terminal com o formato do robalo. BC PORT reconhecendo as culturas e artistas locais.

INFRA-ESTRUTURA  

- Shopping;

- Restaurantes;

- Escritórios das Companhias Marítimas;

- Estação Meteorológica e Controle de Tráfego Marítimo;

- Posto da Marinha do Brasil;

- Posto Alfandegário e Aduana.

ENTERTAINMENT PORT

 Logo ao desembarcar o turista é recebido com shows de artistas locais, e a poucos passos do terminal o parque Unipraias,com tirolesa gigante, teleférico sobre a Mata Atlântica levando até a praia de Laranjeiras para mergulhos e todo o encanto da natureza e eco turismo. Para as crianças barcos temáticos (navio pirata), banana boat. São ricas experiências ao desembarque.

Turismo de luxo nos mais requintados ambientes, passeios de helicóptero, acesso náutico ao Reserva Golf Club, campo de golf classe “A” e fortes emoções como parasail e paraglaider.

PDBS - (Ports Developed by Shiphandlers) É uma empresa privada de participações em pesquisa náutica, que detém propriedades intelectuais e autoria de projetos de portos, criteriosamente elaborados seguindo as normativas PIANC, obedecendo as legislações marítimas e ambientais vigentes.

Possui parceria com os principais simuladores de manobra de navios, quanto a manobra de atracação, emergências, guinadas e auxilio da navegação, proporcionando toda a segurança necessária.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!