Koerich celebra 70 anos em evento especial com lançamento de nova marca e campanhas
Cia Cobaia Cênica vence em quatro categorias do Prêmio Cenym de Teatro

Grupo de Rio do Sul foi destaque como Melhor Companhia de Teatro e prêmio pelo espetáculo Benjamim
O teatro rio-sulense foi destaque no 20º Anual Prêmio Cenym. A Cia Artística Cobaia Cênica recebeu o prêmio de Melhor Companhia de Teatro, além dos destaques de Melhor Qualidade Artística, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção com Passa o tempo, todos estes pelo espetáculo Benjamim – Filho da felicidade. O anúncio dos vencedores da premiação nacional foi feito dia 24 de novembro e de forma on-line.
A Cobaia Cênica é uma companhia criada em Rio do Sul no ano de 2010, a partir de trabalhos iniciados na Fundação Cultural. O grupo trabalha com o estudo, pesquisa e experimentações do fazer teatral, além de projetos culturais de montagem e formação artística. A companhia é formada por Samuel Paes de Luna (ator, diretor e produtor), Thiago Becker (ator e diretor), Ana Cristina Gaebler (atriz, diretora e produtora), Karoline Zambon (atriz e publicitária) e Rodrigo Fronza (músico e compositor de trilhas sonoras). Informações: www.cobaiacenica.com.br.
O prêmio nacional
O Anual Prêmio Cenym de Teatro Nacional, também promovido como Cenym, Cenyms ou Prêmio Cenym, é uma honraria entregue pela ATEB - Academia de Artes no Teatro do Brasil, em reconhecimento à excelência de desempenho dos profissionais e espetáculos mais proeminentes do teatro brasileiro. É concedido anualmente através do voto do grupo de membros da Academia, formado por atores, atrizes, diretores, cenógrafos, coreógrafos, figurinistas, iluminadores, sonoplastas, maquiadores, críticos e outros profissionais em atividade nos palcos de todo o país.
O Cenym foi iniciado como um evento local em 2001, em Sergipe, quando o ator, diretor, produtor, roteirista e crítico de teatro, Tom Williamson, teve a ideia de criar o prêmio como forma de incentivo para os artistas locais. Em 2007, ele decidiu ampliar o prêmio para todo o país e então surgiu a ideia de criar uma Academia e reunir membros para votar e definir os indicados e vencedores de cada edição, no entanto, a premiação permaneceu com o formato local até 2010, quando passou a ser apresentada pela ATEB e se tornou oficialmente uma premiação nacional.
A cerimônia de entrega das estatuetas ocorre tradicionalmente em novembro, celebrando as melhores realizações técnicas e artísticas do ano em 30 categorias. Conheça os vencedores: https://www.cenyms.com/