Tecnologia

Com mercado de cadeiras gamer em alta, empresa da Palhoça vira referência nacional e mira crescimento acelerado

Com mercado de cadeiras gamer em alta, empresa da Palhoça vira referência nacional e mira crescimento acelerado

74,5% dos brasileiros afirmam usar jogos digitais regularmente; mercado chegará a 2,4 milhões de dólares em 2030

A pandemia e a necessidade das pessoas ficarem em casa aumentou significativamente a demanda por jogos eletrônicos e e-sports no mundo. Essa tendência segue forte e, apenas em 2024, o número de gamers chegou a 3,42 bilhões de pessoas, um crescimento de 4,5% em relação a 2023, segundo estudo da plataforma de dados especializada no setor Newzoo.

O Brasil segue essa inclinação, e 74,5% da população já afirma jogar regularmente jogos digitais, enquanto 85,4% considera esse tipo de entretenimento uma de suas principais formas de diversão, segundo a pesquisa Game Brasil (PGB), realizada pelo Sioux Group e Go Gamers. Em 2020, esse número era de 57,1%. 

Isso significa que a demanda por equipamentos relacionados a este universo também explodiu. É o caso das cadeiras gamers, item que se tornou essencial para quem passa horas na frente das telas. João Antônio Miranda, 22, é jogador profissional de RainbowSix Siege (apelido ‘Dotz’ no mundo gamer), fica ao menos oito horas por dia sentado e não abre mão desse conforto. “Já tive muita dor nas costas e uma cadeira boa faz toda a diferença, no bem-estar e no rendimento”, afirma.

A mestra em Educação Física Patrine Vargas, que trabalha com saúde e tecnologia, explica que a compra de mobiliário adequado deveria começar pela prevenção, ‘mas sabemos que, na maioria dos casos, as pessoas recorrem a cadeiras ou mesas ergonômicas quando já estão com quadros de dor instaurados’, infere. 

O problema é real: o IBGE afirma que 5,4 milhões de pessoas apresentaram problema de hérnia de disco no país em 2019, com a média de idade em pacientes diminuindo de 37 para 30 anos.


Mercado 

Em 2016, os empresários Rafael Dutra e Bruna Dias enxergaram o crescimento desse mercado e passaram a investir no segmento de cadeiras gamers premium ao criar a Elements, empresa de mobiliário ergonômico de Palhoça, na Grande Florianópolis.

Com um modelo de startup, a empresa apostou em um modelo ágil de vendas online e hoje tem mais de 160 revendas físicas no país. Tornou-se, em poucos anos, uma das marcas de maior renome nacional no segmento, suas cadeiras são referência para os gamers e a previsão de vendas em 2025 chega a R$15 milhões em todos os canais de venda.

O investimento constante em pesquisa e em tecnologia, e a criação de uma linha diversa e acessível, atendem às demandas de um mercado cada vez mais exigente.

O cenário é de otimismo. Segundo a companhia de pesquisa de mercado Mordor Intelligence, o tamanho do mercado de cadeiras gamer para jogos está estimado em US$ 1,68 bilhão em 2025 e deverá atingir US$ 2,43 bilhões até 2030.

“A preocupação com a saúde e o bem-estar são crescentes no Brasil, e a nossa atenção na Elements não é somente em oferecer excelência em espaços de trabalho, mas também garantir que nosso cliente tenha produtividade e melhores condições para a realização de seus sonhos. É o nosso propósito, antes de tudo, sermos uma plataforma de crescimento. E o público gamer, o que nos acolheu desde o início, continua em nossas iniciativas de desenvolvimento e inovação”, afirma Carolina Hermógenes, diretora de marketing da Elements. 

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