Life & HomeEducação & Cultura

Fundação Cultural de Rio do Sul comemora 30 anos

Noite de homenagens e jantar dançante marcam o aniversário da instituição, dia 24 de agosto

24 de agosto de 1989. A Fundação Cultural de Rio do Sul é instituída pela Lei Nº. 2.193, então ocupando o prédio da antiga Estação Ferroviária, hoje o Museu Histórico. A cidade já contava no local com a Casa da Cultura, espaço de desenvolvimento dos primeiros cursos. A partir de 1992, a Fundação Cultural é transferida para a atual sede, onde funcionava a empresa de café Indústrias Gerais Ouro, uma estrutura com 4.800m². No mesmo ano, também é criada a Associação de Pais, Amigos e Professores da Fundação Cultural, a Asfuc, que atua na parceria para a oferta dos cursos e a execução de eventos.

Esta história completa três décadas em 2019. Atualmente, a Fundação Cultural desenvolve 30 cursos artísticos para mais de mil alunos, realiza ou apoia mais de 50 eventos e projetos anuais, executa políticas públicas socioculturais e faz a preservação e a divulgação da história regional, além da articulação de ações com artistas, agentes, produtores e grupos da área.

Para comemorar e valorizar a importância deste trabalho, será promovido pela Asfuc, no dia do aniversário, 24 de agosto, um jantar dançante e noite de homenagens a ex-dirigentes, professores e funcionários de longa data. O evento será na Sede Campestre da CDL de Rio do Sul, na Serra Canoas, com a animação de Vando e Banda e Buffet Vignolli. Ingressos e compra de mesas para o jantar na Fundação Cultural. Contato: (47) 3521 7702.

Uma grande estrutura pública para a cultura

A estrutura da sede da Fundação Cultural, no bairro Budag, abrange os departamentos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Arquivo Público Histórico, Biblioteca Pública Municipal, Galeria de Artes. A instituição mantém ainda o Museu Histórico e Cultural, no centro, e as Estações Culturais dos bairros Barra do Trombudo, Bela Aliança e Santa Rita, além do projeto Artesanato nos Bairros em dez comunidades como forma de descentralizar cursos e prestar serviços gratuitos. A instituição possui também uma política de bolsas de estudos para democratizar o acesso às formações artísticas.

A sede da Fundação Cultural é denominada Centro Cultural Prefeito Nodgi Eneas Pellizzetti, uma das maiores estruturas públicas municipais destinadas à cultura em Santa Catarina. É um prédio que possui uma arquitetura peculiar e um grande valor histórico e, por isso, é tombado como Patrimônio Histórico.

A Fundação Cultural é também a instituição que gerencia o Sistema Municipal de Cultura, que compreende o CPF da Cultura: Conselho, Plano e Fundo. A entidade reúne regularmente o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) para discutir ações e políticas culturais na cidade e está desenvolvendo o plano. O Fundo Municipal é realizado anualmente desde 2015, com o lançamento do edital do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura para que pessoas e grupos da cidade possam realizar projetos artísticos e culturais com contrapartidas socioculturais para a comunidade.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!