Tecnologia

Home office: como fazer bonito em videochamadas

Home office: como fazer bonito em videochamadas

Confira um passo a passo para que sua reputação profissional seja refletida adequadamente em tempos de trabalho remoto

Nas últimas semanas, por conta do distanciamento social, as reuniões corporativas têm sido feitas à distância, assim como treinamentos e entrevistas para emprego e televisão. Com dez anos de experiência na produção de vídeos para grandes empresas, a Jabuticaba Conteúdo sabe que um conteúdo excelente sobrevive a uma estética ruim, mas uma excelente estética não salva um conteúdo ruim. No entanto, quando conteúdo e estética atuam em parceria, há um produto vencedor.

“Tenho visto muitos especialistas com ótimo conteúdo, mas sem domínio da estética de gravação. Em vídeochamadas, a falta de cuidado com alguns detalhes pode impactar a reputação dos profissionais no mercado”, diz a jornalista Maria Tereza Gomes, CEO da Jabuticaba Conteúdo. 

Um vídeo corporativo em home office deve refletir a mesma imagem profissional que você transmite no presencial, dentro do escritório. Em outras palavras, o fato de um profissional estar na sala de sua casa não significa que poderá sentar-se de qualquer jeito ou que pode improvisar na reunião. “Não precisa colocar terno e gravata, mas é importante vestir-se e comportar-se como se o seu chefe estivesse sentado na sua frente”, complementa.

Para ajudar os profissionais, independentemente da área de atuação, a fazer bonito tanto na reunião da empresa quanto numa eventual entrevista por Skype, Zoom, Hangouts ou outro aplicativo, Tereza primeiro dá uma nota tranquilizadora: não é necessário investir em equipamentos caros. Você pode continuar tranquilamente se comunicando a partir do seu celular, iPad ou notebook.

Veja a seguir um passo a passo preparado pela Jabuticaba Conteúdo, dividido em cinco etapas, para que a interação digital seja um sucesso durante este período de home office – e depois dele!

 Passo 1 – Iluminação  

  • Quanto mais iluminação, melhor, mas cuidado com excessos: a superexposição de luz diminui a sensibilidade dos sensores da câmera e prejudica a definição da imagem.   
  • Dê preferência à luz natural, pois é sempre mais simples e adequada do que a artificial (lustres e abajures). Mas tenha um cuidado especial com sombras.
  • Fique sempre de frente para a luz. Quando a luz está posicionada atrás de uma pessoa, há uma situação chamada “contraluz”. É um efeito que faz com que o sensor da câmera do celular se ajuste à claridade e faça com que a pessoa fique escurecida. Ou seja, nunca fique de costas para a janela.

 Passo 2 – Som

  • Um som ruim é capaz de estragar uma videochamada. Além de ser desagradável para quem assiste, a qualidade do áudio é mais importante que a da imagem, já que ele é o portador principal de conteúdo.
  • Fuja de ambientes barulhentos, como vento, música ou animais domésticos. Feche portas e vidros de janelas. Avise que você não poderá ser interrompido. Desative notificações de mensagens e aplicativos.  Se for um vídeo gravado de um celular, coloque-o em modo avião.
  • Procure um ambiente que tenha pouco eco (retorno de som). Em geral, espaços maiores e com sofás, cortinas, almofadas e tapetes tendem a absorver melhor ondas sonoras. Já reparou que estúdios de gravação têm paredes forradas de materiais especiais? É por essa razão.
  • Evite o microfone do celular ou computador (built-in), pois ele capta o som de todo o ambiente, não apenas a sua voz. Se possível, recorra a um microfone externo. O ideal é usar um direcional, sendo o de “lapela” o mais comum e discreto. Fones de ouvido também podem ser usados, embora tirem o ar profissional do vídeo. 

 Passo 3 – A imagem

  • No caso de celular, coloque-o sempre na horizontal. Na vertical, a imagem ficará com tarjas pretas nas laterais quando alguém assiste ao vídeo em aparelho posicionado na horizontal (formato 16:9 ou widescreen). É importante também apoiá-lo em um local firme ou usar um tripé para que a imagem não fique trêmula.
  • Um erro muito comum – tanto em fotos como vídeos – é as pessoas olharem para o centro do celular e não para a câmera. Para evitar isso, posicione a lente da câmera na altura dos seus olhos, assim seu rosto sairá sem testas ou papadas em primeiro plano.
  • A inclinação da câmera também é importante. Alinhe-a em paralelo ao seu corpo, para que apenas o que estiver atrás de você saia na imagem. Para saber se está correta, certifique-se que tetos e pisos não constam na imagem.
  • Teste seu celular ou notebook antes de iniciar um vídeo, assim dispensa o clássico “estão me ouvindo?” e “estão me vendo?” que só fazem todos os envolvidos perderem tempo. Pode parecer que não, mas esse é um cuidado que reflete na sua imagem corporativa.

 Passo 4 – Visual

  • Evite ambientes que possam distrair sua audiência. Na dúvida, escolha uma parede fosca de cor neutra, com poucas informações. 
  • Por outro lado, o fundo usado deve ter conexão com a mensagem que se deseja transmitir. Se é um vídeo corporativo, o ideal é evitar ambientes informais como parques públicos com pessoas correndo atrás. Note, por exemplo, que jornalistas de televisão que estão entrando ao vivo de suas casas dão preferência a fundos com livros. Lembre-se: o cenário também passa informação sobre você.
  • Agora vamos à estrela principal: você. Sente-se em uma posição cômoda e escolha peças de roupa que não tenham o mesmo tom da parede. É importante que você se sinta confortável durante o vídeo e evite se movimentar sem necessidade. Para as mulheres, cuidado especial para que bijuterias não fiquem batendo no microfone.

 Sobre Jabutica Conteúdo

A Jabuticaba Conteúdo nasceu em 2010 com um sonho da empreendedora e jornalista Maria Tereza Gomes: produzir vídeos incríveis para ajudar as empresas a se comunicar melhor. Nessa jornada, a empresa tem apoiado as áreas de comunicação corporativa, marketing, recursos humanos, compliance, governança e eventos de organizações como Bradesco, General Electric, Insper, A.C.Camargo, Citibank e Braskem.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!