CEO's Club expande fronteiras com lançamento de embaixada em Salvador
Operação ficará a cargo da DC Logistics Brasil, empresa especializada no transporte marítimo de cargas especiais
Iniciou nesta semana o processo logístico para o transporte das peças e equipamentos para a instalação da BC Big Wheel, a roda gigante de Balneário Camboriú.
Para cuidar de toda a operação logística, foi contratada a DC Logistics Brasil, empresa itajaiense especializada em transporte marítimo de cargas especiais de grande porte.
“Iniciamos as conversas em 2019 para entender o projeto. Foram meses planejando e ajustando o trabalho às necessidades da operação. Para nós, é uma grande satisfação saber que a experiência e o conhecimento técnico da DC foram preponderantes para conquistar a confiança dos diretores da Big Wheel.” disse Rodrigo Mantovani, Gerente Comercial de SC DC Logistics Brasil.
Toda as peças da estrutura, bem como cabines e parte elétrica produzidas na Europa, já estão na China. Os equipamentos passaram por uma pré-montagem e homologação do fabricante, e estão prontos para serem transportados. O carregamento dos equipamentos está acontecendo entre os dias 25 de maio e 5 junho, data prevista para a saída do navio com destino ao Brasil.
“A DC Logistics Brasil tem mais 10 de anos de experiência em operações de carga projeto, tendo no seu portfólio projetos industriais, iates de mais de 100m e até uma montanha-russa. De qualquer forma, todo projeto é único e tem suas particularidades. O principal desafio deste projeto foi fazer com que o armador, dono do navio, embarcasse em lote único, uma quantidade elevada de contêineres Flat Racks (especiais para cargas com excesso) e no porão, para deixar a carga protegida. Cargas com excesso interferem muito no plano de carga do navio e, usualmente, vão no convés, onde o armador consegue aproveitar melhor os espaços. Um ponto de destaque tem sido a comunicação, onde toda a equipe da DC e do importador tem trabalhado com sinergia e transparência para conseguir todos os alinhamentos necessários com o exportador, agente na origem e armador.” explicou Dimitri Mattos, Project Specialist da DC Logistics Brasil.
Pandemia
Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia em um momento em que, comumente, empreendedores paralisariam o projeto e esperariam a crise do coronavírus passar, os sócios da BC Big Wheel Empreendimentos optaram por enfrentar os desafios para cumprir com o compromisso de entregar o empreendimento dentro do prazo previsto e colocar Balneário Camboriú a frente, na retomada do setor turístico de Santa Catarina.
“A operação que por si só já era muito complexa e se tornou ainda mais complicada em função da COVID-19, onde fomos fortemente impactados pela alta do dólar, do custo dos fretes e da escassez de navios. Somado a isto, nós optamos recentemente por realizar um upgrade nas cabines, onde trocamos por cabines mais bonitas e espaçosas, que não cabem em contêineres comuns, tornando a carga ainda mais especial. Desde os primeiros dias da pandemia, nós optamos por não atrasar o projeto, seguimos firme no propósito reunindo todos os esforços para que isso não aconteça. Acreditamos que a Big Wheel poderá contribuir para o momento da retomada do turismo local e regional.” explicou Cícero Fiedler, Diretor de Negócios da BC Big Wheel.
Cronograma
Mesmo com todas as intempéries trazidas pela pandemia, o cronograma da construção do empreendimento segue dentro dos prazos.
A próxima fase das operações no canteiro de obra, será a concretagem das sapatas onde serão fixadas as bases da BC Big Wheel. Os trabalhos devem acontecer nos próximos dias, a depender das condições climáticas.
O Empreendimento
A BC Big Wheel terá 65m de altura e contará com 36 cabines climatizadas que proporcionarão vistas panorâmicas da cidade e da orla, num passeio silencioso, limpo e seguro. A atração tem como local, uma área privada de 37.500 m2, no costão da Barra Norte, e contará com uma estrutura que se conecta ao Deck do Pontal Norte, além de áreas de convivência, banheiros, segurança, iluminação e Wi-fi.
O parque prevê a construção de edificações de baixo impacto ambiental, utilizando menos de 1% da área total do terreno. O acesso ao local será público e deverá ser cobrado só o que for consumido. Similar a de Londres, a roda gigante poderá operar em horário diferenciado, tornando-se também uma opção para lazer noturno.
As obras iniciaram em outubro de 2019 e a conclusão, com o início das operações, será até o final do ano.