Life & HomeViagem & Turismo

Iniciado o processo logístico para transporte da BC Big Wheel

Iniciado o processo logístico para transporte da BC Big Wheel

Operação ficará a cargo da DC Logistics Brasil, empresa especializada no transporte marítimo de cargas especiais

Iniciou nesta semana o processo logístico para o transporte das peças e equipamentos para a instalação da BC Big Wheel, a roda gigante de Balneário Camboriú.

Para cuidar de toda a operação logística, foi contratada a DC Logistics Brasil, empresa itajaiense especializada em transporte marítimo de cargas especiais de grande porte.

Iniciamos as conversas em 2019 para entender o projeto. Foram meses planejando e ajustando o trabalho às necessidades da operação. Para nós, é uma grande satisfação saber que a experiência e o conhecimento técnico da DC foram preponderantes para conquistar a confiança dos diretores da Big Wheel.” disse Rodrigo Mantovani, Gerente Comercial de SC DC Logistics Brasil.

Toda as peças da estrutura, bem como cabines e parte elétrica produzidas na Europa, já estão na China. Os equipamentos passaram por uma pré-montagem e homologação do fabricante, e estão prontos para serem transportados. O carregamento dos equipamentos está acontecendo entre os dias 25 de maio e 5 junho, data prevista para a saída do navio com destino ao Brasil.

A DC Logistics Brasil tem mais 10 de anos de experiência em operações de carga projeto, tendo no seu portfólio projetos industriais, iates de mais de 100m e até uma montanha-russa. De qualquer forma, todo projeto é único e tem suas particularidades. O principal desafio deste projeto foi fazer com que o armador, dono do navio, embarcasse em lote único, uma quantidade elevada de contêineres Flat Racks (especiais para cargas com excesso) e no porão, para deixar a carga protegida. Cargas com excesso interferem muito no plano de carga do navio e, usualmente, vão no convés, onde o armador consegue aproveitar melhor os espaços. Um ponto de destaque tem sido a comunicação, onde toda a equipe da DC e do importador tem trabalhado com sinergia e transparência para conseguir todos os alinhamentos necessários com o exportador, agente na origem e armador.” explicou Dimitri Mattos, Project Specialist da DC Logistics Brasil.

Pandemia

Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia em um momento em que, comumente, empreendedores paralisariam o projeto e esperariam a crise do coronavírus passar, os sócios da BC Big Wheel Empreendimentos optaram por enfrentar os desafios para cumprir com o compromisso de entregar o empreendimento dentro do prazo previsto e colocar Balneário Camboriú a frente, na retomada do setor turístico de Santa Catarina.

A operação que por si só já era muito complexa e se tornou ainda mais complicada em função da COVID-19, onde fomos fortemente impactados pela alta do dólar, do custo dos fretes e da escassez de navios. Somado a isto, nós optamos recentemente por realizar um upgrade nas cabines, onde trocamos por cabines mais bonitas e espaçosas, que não cabem em contêineres comuns, tornando a carga ainda mais especial. Desde os primeiros dias da pandemia, nós optamos por não atrasar o projeto, seguimos firme no propósito reunindo todos os esforços para que isso não aconteça. Acreditamos que a Big Wheel poderá contribuir para o momento da retomada do turismo local e regional.” explicou Cícero Fiedler, Diretor de Negócios da BC Big Wheel.

Cronograma

Mesmo com todas as intempéries trazidas pela pandemia, o cronograma da construção do empreendimento segue dentro dos prazos.

A próxima fase das operações no canteiro de obra, será a concretagem das sapatas onde serão fixadas as bases da BC Big Wheel. Os trabalhos devem acontecer nos próximos dias, a depender das condições climáticas.

O Empreendimento

BC Big Wheel terá 65m de altura e contará com 36 cabines climatizadas que proporcionarão vistas panorâmicas da cidade e da orla, num passeio silencioso, limpo e seguro. A atração tem como local, uma área privada de 37.500 m2, no costão da Barra Norte, e contará com uma estrutura que se conecta ao Deck do Pontal Norte, além de áreas de convivência, banheiros, segurança, iluminação e Wi-fi.

O parque prevê a construção de edificações de baixo impacto ambiental, utilizando menos de 1% da área total do terreno. O acesso ao local será público e deverá ser cobrado só o que for consumido. Similar a de Londres, a roda gigante poderá operar em horário diferenciado, tornando-se também uma opção para lazer noturno.

As obras iniciaram em outubro de 2019 e a conclusão, com o início das operações, será até o final do ano.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!