Life & HomeEducação & Cultura

Iniciativa de escola do Cooperjovem coloca alunos como agentes de transformação

Alunos da Escola de Ensino Fundamental Prefeita Erna Heidrich de Taió ficaram frente a frente com o prefeito do município Almir Guski e com o Secretário de Educação, Cultura e Esportes João Tadeu Correa para um bate-papo. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores de Taió ontem (22) e tem como objetivo desenvolver ações democráticas e de empoderamento dos alunos. “Além de desenvolver habilidades de comunicação, o trabalho também tem o objetivo de colocar os alunos como agentes de transformação e de construção histórica”, explicou a professora e idealizadora do projeto, Maria Aparecida Vizentainer.

Os 72 alunos que participaram do bate-papo trouxeram perguntas elaboradas por estudantes do 5º, 8º e do 9º da escola, questionamentos elaborados também em parceria com pais e professores. Entre elas, estavam perguntas relacionadas a escola como se há projeto de investir em aparelhos data shows para todas as salas de aula, por exemplo, e também para toda a comunidade com assuntos sobre saneamento básico, arborização da cidade e tantos outros.

A Maria Luiz Amorim, do 8º ano 1, foi uma das alunas que estiveram no debate e destacou ter sido uma oportunidade única. “Nos sentimos valorizados enquanto alunos e como agentes para criar uma sociedade melhor”. A Raysa Cristina Vieira de Albuquerque foi a representante do 5º ano 2, e se disse orgulhosa de poder participar. “Além de poder representar a minha sala, descobri como as nossas falas e opiniões tem importância. Como os projetos realizados na escola podem melhorar e quais os projetos que estão sendo pensados pra nossa cidade”.

Já o prefeito e o secretário de educação agradeceram e parabenizaram a iniciativa da escola. “Na nossa época não tivemos a oportunidade de estar tão próximos da administração pública. Essa iniciativa da escola Erna Heidrich pode ser utilizada por outras escolas, porque nos ajuda a entender cada vez melhor a realidade da educação e o que pensam os nossos jovens”, comentou o chefe do Executivo de Taió, Almir Guski.

Além dos alunos, estiveram presentes a diretora da escola Oladia Karla Silva, o presidente da Associação de Pais e Professores, Luis Jari Sanmartin, a coordenadora do programa Cooperjovem no Sicoob Alto Vale, Taíse Duarte e gerente do Sicoob em Taió, João Carlos Kestring.

O Sicoob Alto Vale é parceiro da E.E.F Erna Heidrich desde março de 2017, quando a instituição aderiu ao Cooperjovem, programa nacional, desenvolvido em Santa Catarina pela Ocesc/Sescoop, que envolve toda a comunidade escolar com o objetivo de disseminar a cultura de cooperação, por meio de atividades educativas. “O Cooperjovem trabalha os valores do cooperativismo e com esta atividade, a escola além de proporcionar um momento diferente de aprendizagem, possibilitou relacionar os valores de responsabilidade e democracia aliados a competência da comunicação”, ressaltou a coordenadora do Cooperjovem no Sicoob Alto Vale, Taise Duarte.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!