Life & HomeEducação & Cultura

Instituto Maria Auxiliadora: uma escola com foco na inovação, no cuidado e no protagonismo

Instituto Maria Auxiliadora: uma escola com foco na inovação, no cuidado e no protagonismo

Fundado pelas irmãs Salesianas, o Instituto Maria Auxiliadora (IMA) foi criado no Distrito de Bella Alliança (local em que seria a futura Rio do Sul) há 93 anos. Com o nome inicial de Colégio Sagrado Coração de Jesus, a instituição contribuiu para a formação de inúmeros alunos e esteve a serviço da população na enchente de 1983, que assolou o município, servindo de abrigo para mais de 300 pessoas.

Nas enchentes subsequentes, sempre esteve de portas abertas e, em parceria com a Renal Vidas, acolheu pacientes em tratamento de hemodiálise. Mas houve o momento em que o colégio precisou ser amparado. Em 09 de agosto de 2004, um incêndio destruiu metade do prédio. As chamas foram apagadas pelos Bombeiros com a ajuda da água da piscina que existia na época.

Das cinzas da antiga construção, surgiu um novo espaço para a educação dos alunos. Com uma proposta que articula as dimensões pedagógica e pastoral, contribui para a formação humana e cristã dos alunos, a fim de que sejam capazes de propor soluções em favor da humanidade e tornem-se protagonistas da sua própria história.

BERÇÁRIO SENTIDOS DA VIDA

Com um nome bem sugestivo, o berçário do IMA é um espaço inovador, articulado e atraente, com áreas que estimulam aprendizados sensoriais, cognitivos e interativos. A equipe de atendimento é  multiprofissional, altamente qualificada e formada para agir com proteção. A proposta pedagógica  está fundamentada na abordagem educativa de Reggio Emília, que vê, na criança, a protagonista de todo o processo.

O IMA preza pela acolhida afetiva dos bebês para a formação de vínculos de carinho e confiança. “Trabalhamos com um plano de ensino individualizado, com foco na participação da família. Possuímos educadoras e terapeuta ocupacional, que trabalham o estímulo, a avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor e a criação de contextos para desenvolver a aprendizagem relacional”, ressalta a diretora do IMA, Angelita Maria Gambeta Stuepp.

Por meio de recursos de luzes, hidromassagem e massagem Shantala, os bebês recebem estímulo sensorial. “Os aprendizados que geramos aqui visam a formação do ser integral e a vivência dos valores humanos e cristãos”, afirma a diretora.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Priorizando a proposta pedagógica inspirada na abordagem educativa de Reggio Emília, na educação infantil, começam os projetos de pesquisa científica, com foco na curiosidade e descoberta das crianças. A diretora conta que “o tempo todo há o desenvolvimento das múltiplas linguagens e da expressão do pensamento infantil por meio de um universo variado de comunicação: oral, escrita, corporal, lúdica, plástica, visual, musical, matemática e sensorial. Por tudo isso, as crianças são protagonistas do seu aprendizado”.

O IMA desenvolve nas crianças o pensamento computacional por meio da lógica de programação com o robô Cubetto, inserido nos projetos didáticos, da Coleção Girolhar.

Além disso, a partir dos três anos, o IMA introduz a língua inglesa e os trabalhos focados na formação integral do ser, com fortes fundamentos em cidadania, solidariedade, identidade, cooperação e justiça. “Nossos alunos também contam com aulas de musicalização para o desenvolvimento da escuta atenta e sensível. Os ambientes escolares foram projetados para acolher a criança na sua plenitude”, frisa Angelita.

PROJETO CONTRATURNO

Para atender às famílias que precisam de escola em período integral, o IMA foi pioneiro na criação do projeto Contraturno. As turmas abrangem crianças de 2 a 10 anos de idade, em um ambiente acolhedor e formativo, que fortalece os vínculos afetivos. Elas frequentam o período regular e, no contraturno, têm atividades complementares, orientação e acompanhamento em trabalhos e tarefas escolares. Outro núcleo que fundamenta a rotina das crianças são os projetos científicos organizados por centro de interesses, que desenvolvem as dimensões da educação financeira e ambiental. As crianças, também, participam de oficinas, atividades funcionais, recreativas e desenvolvem uma rotina de estudos, além de fazerem as refeições do almoço e lanche na escola, com cardápio elaborado por nutricionistas.

ENSINO FUNDAMENTAL 1

A educação ocorre de maneira participativa, e a construção do raciocínio lógico e do senso crítico é desenvolvida a partir da metodologia de resolução de problemas. Nessa etapa, há um trabalho forte de qualificação da fluência de diferentes modalidades de leitura, elementos de oratória, projeto literário e coerência textual.

“Nossos alunos do Ensino Fundamental 1 também são envolvidos em propostas voltadas à sustentabilidade, à ecologia integral, ao incentivo à cidadania ativa e global”, afirma a diretora. Eles participam de aulas de robótica e educação tecnológica, trabalham, de maneira prática, os conceitos das disciplinas de Ciências e Matemática e a lógica da programação computacional.

“Utilizamos plataformas de jogos matemáticos para desenvolver o raciocínio lógico-matemático de maneira interativa e divertida. Oferecemos o Laboratório de Aprendizagem para auxiliar na alfabetização, na qualificação da aprendizagem e nas habilidades que precisam ser aprimoradas”, complementa.

ENSINO FUNDAMENTAL 2 E ENSINO MÉDIO

Nas etapas finais da formação do aluno, o IMA preocupa-se com a potencialização da aprendizagem por meio de atividades e materiais digitais, plataformas de ensino, softwares focados no desenvolvimento de habilidades e competências examinadas no Enem e em vestibulares.

O desempenho dos alunos é, frequentemente, acompanhado por meio de avaliações internas e externas. As metodologias são ativas, com foco na participação dos educandos como agentes construtores do próprio conhecimento. “Nossas aulas de educação tecnológica e robótica, por exemplo, são oferecidas até o nono ano e são voltadas à resolução de problemas”, explica.

Em todas as séries desse segmento, os estudantes realizam simulados trimestrais com provas no formato de vestibulares, e há turno estendido para aprofundar a qualificação nas disciplinas de Matemática e Química. Além disso, por meio do projeto “Turma Nota 10”, os alunos desenvolvem a capacidade artística e cultural, esportiva e acadêmica.

“Os alunos podem participar do ´Clube da Matemática´, elaborando projetos para feiras. O resultado tem sido excelente: o IMA já obteve cinco destaques em feiras nacionais”, ressalta Angelita. Os jovens do Ensino Médio também são estimulados a desenvolver habilidades argumentativas, críticas e de oratória por meio da Semana da Cidadania. Por meio do “Foco no Vestiba” e “Projeto Vocare”, o IMA oferece orientação profissional referente aos cursos superiores, ajudando o jovem a ter mais clareza na escolha da profissão. No projeto “PODE”, o IMA auxilia e orienta o desenvolvimento emocional dos alunos.

Com todos esses atributos, o IMA se destaca em Rio do Sul, tendo contribuído para o desenvolvimento da cidade e a formação de profissionais que fazem a diferença.

Informações:

Instagram: imariodosul

Facebook: imariodosul

Youtube: Instituto Maria Auxiliadora | IMA - Rio do Sul

WhatsApp: 47 99275-5740

Fone: 47 3521 0536

www.ima-rs.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!