Life & HomeCasa & Decor

Mitos e verdades na hora de reformar a casa

Alguns mitos que circulam na web podem prejudicar a reformar

É verdade que hoje em dia com o acesso a internet ficou mais fácil conseguir informações sobre como decorar, montar e reformar o seu lar. Porém, nem tudo que está na rede é de fato verdade! Separamos, com a ajuda de profissionais da área, alguns mitos e verdades sobre a reforma da sua casa.

Lívia Quintella – Arquiteta

1- Não posso misturar estampas e texturas? Mito ou verdade?

Mito. A tendência com essas misturas está muito em alta. Só ter cuidado para não ficar cafona, mas a mistura dá certo fazendo com moderação.

2 - Piso de madeira não pode ser usado na cozinha e no banheiro. Mito ou verdade?

Mito. Pode ser usado sim nas áreas molhadas sendo que dentro do box não. A limpeza deve ser feita com pano úmido. Sem jogar balde de água que danifica o pião de resto ele é super pratico.

3 - Cores escuras diminuem o ambiente. Mito ou verdade?

Verdade. Mas ela pode ser usada, é importante lembrar da quantidade de iluminação para não fechar tanto o ambiente clarear esse ambiente com iluminação caso escolha cores escuras.

4 - Usar luz fria somente na cozinha. Mito ou verdade?

Mito. Ela pode ser usada tambem em áreas de trabalho oferecendo maior conforto visual.  A luz branca é usada na cozinha para não alterar a cor do alimento.

5 - Nunca se deve usar tendências de decoração. Elas passam e o problema fica. Mito ou verdade?

Mito. Existem as tendências mas o ideal é que cada pessoa siga o seu estilo e o que gosta. Hoje está muito em alta o clássico com o moderno, por exemplo, mas a pessoa não precisa seguir isso a risca. Um arquiteto saberá como usar essas tendências da melhor forma, mas a pessoa deve ficar à vontade.

Rayra Lira, paisagista da J Lira Green Life

1 - Não é bom ter plantas dentro do quarto porque elas prejudicam a qualidade do ar. Mito ou verdade?

R: “Se fosse, não haveria um índio vivo na Floresta Amazônica”, frase botânico Gilberto Kerbauy. Durante o dia ela respira o gás carbônico e libera o oxigênio, a noite o processo é o inverso, mas relaxa que não vai faltar ar você vai consumir mais oxigênio tirando a planta dali do que deixando ela quietinha, a quantidade de oxigênio durante a noite produzida por um vegetal não chega perto daquela que um cachorro respira.

2 - Plantas na cozinha morrem por conta do calor? Mito ou verdade?

R: Você não vai colocar plantas na cozinha perto de um fogão, ou em uma cozinha que não tenha circulação de ar. O certo é colocar plantas na cozinha em um lugar que tenha uma boa circulação de ar e em um cantinho que ela pegue um pouco de sol, em caso de hortaliças elas precisam de no mínimo 4 horas de sol por dia.

3 - As plantas dentro de casa devem sempre ficar ao lado de uma janela por causa do Sol? Mito ou verdade?

R: Tudo depende da necessidade da planta, existem plantas de luz direta e de luz indireta, ou seja planta de sol e planta de sombra. Cabe a pessoa observar a claridade da sala e colocar a planta que seja ideal para aquele local.

4 - Ter uma horta em casa exige uma varanda. Mito ou verdade?

R: Mito! Na realidade para se ter horta em casa é necessário de 4 horas no mínimo de sol por dia, ou seja, na varanda, na cozinha ou até mesmo na sala a regra para horta é se basear no sol.

5 - Quem tem gato em casa não pode ter plantas. Mito ou verdade?

R: Mito! Quem tem gato e não quer que os gatos vão na plantinha que não pode basta comprar grama de gato é a única planta que eles vão naturalmente comer. Sem contar com a grama basta não utilizar plantas que fazem mau a qualquer pet que são: Comigo ninguém pode, copo-de-leite, antúrio, avenca, azaleia, bico de papagaio entre outras.

Romanzza Recreio –  Darlene Manhente – Diretora Comercial da Romanzza Recreio

1- Espaços pequenos só devem ser preenchidos com móveis planejados? Mito ou verdade?

Verdade. Se você pensa em otimização o ideal são os móveis planejados. Eles permitem que o cliente trabalhe exatamente com o espaço que ele possui em cada ambiente. Principalmente em imóveis pequenos, é essencial utilizar cada milímetro de parede para conseguir adequar os móveis dentro do cômodo.

2 - Móveis planejados ajudam na hora de valorizar o imóvel? Mito ou verdade?

Verdade. Na hora da venda, o proprietário pode acrescentar um valor pelos móveis, já que o comprador não precisará se preocupar com a decoração do ambiente, já que está tudo pronto e normalmente tem uma vida útil bastante longa. Com isso, os móveis planejados agregam valor ao seu imóvel e valorizam na hora da venda ou locação.

3 - Móveis planejados são mais caros? Mito ou verdade?

Isso vai depender do custo benefício. Quando se pensa a longo prazo, investir em móveis planejados é uma questão de valorização do imóvel e também, de vida útil da decoração. Para quem está decorando uma nova casa, onde pretende construir um lar a longo prazo e não temporário, esse investimento é altamente recomendado.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!