Life & HomeViagem & Turismo

Parque Olivas de Gramado completa 3 anos prevendo aumento na 2ª colheita de frutos e novidades para os visitantes.

Parque Olivas de Gramado completa 3 anos prevendo aumento na 2ª colheita de frutos e novidades para os visitantes.

O Olivas de Gramado, primeiro empreendimento dedicado ao olivoturismo da Serra Gaúcha, comemora, em dezembro, 3 anos de funcionamento. Neste tempo recebeu milhares de visitantes, tornando-se destino presente em praticamente todos os roteiros de viagens para a região.  Nos meses de março e abril de 2022 o local se prepara para a segunda colheita e a abertura de novos espaços e atrações.

O parque abriu seus portões ao público dia  11 de dezembro de 2018, com o objetivo de aproximar as pessoas do universo dos azeites de oliva através de uma experiência única. Não bastasse a opção de passeio completamente diferenciada dos demais roteiros e programas encontrados na cidade - um dos principais destinos turísticos do Brasil - o Olivas está localizado em uma posição privilegiada, no topo do canyon Pedra Branca, na localidade de Linha Nova, exatamente a região que recebeu os primeiros colonizadores de Gramado. 

São mais de 150 hectares, sendo 90 hectares de Área de Preservação Permanente (APP), e 28 hectares de área plantada com aproximadamente 12 mil oliveiras, de seis variedades diferentes. Entre março e abril de 2021, após anos de cultivo, a primeira colheita resultou no primeiro azeite de oliva extravirgem da Serra, o Terroir Serrano, com um microlote de 2 mil garrafas.

A família Bertolucci - o pai Pedro, gestor-geral, os filhos, André, azeitólogo, e Daniel, gestor de marketing, e  o genro Jonas Batista, gestor operacional -, são os empreendedores à frente do Olivas de Gramado, e preveem uma colheita ainda mais farta para 2022. “O cultivo de Oliveiras tem muitas variáveis e os primeiros frutos podem levar mais de 5 anos. Começamos nosso cultivo há mais tempo, mas no parque nosso solo é muito rochoso, então em algumas áreas devemos ter os primeiros frutos só nesta próxima safra, então esperamos ampliar a produção para o próximo ano”, destaca Pedro Bertolucci, que além de gestor do Olivas tem no currículo a administração municipal de Gramado por quatro mandatos.  

Entre as atrações inclusas no ingresso do parque estão os mirantes para canyon Pedra Branca, trilhas autoguiadas, visita a fazendinha - com animais de pequeno porte como mini vaca, mini porco, pônei, patos e cabras -, passeio entre pomares com grande variedade de árvores frutíferas nativas e exóticas, horta orgânica, viveiro de plantas. Mas duas atrações têm ganhado a preferência do público, o Olivas Sunset e a Degustação Sensorial Harmonizada de Azeites de Oliva.

Durante o Olivas Sunset, que acontece em dias predominantemente ensolarados, os visitantes apreciam o ritual do pôr do sol do parque - com uma paisagem única - acompanhado por atrações musicais variadas. Já a Degustação Sensorial Harmonizada de Azeites de Oliva é o momento onde são compartilhados conteúdos sobre olivicultura. Enquanto saboreiam azeites e infusões harmonizados com pães, queijos, charcutaria, legumes ou frutas, de acordo com as características sensoriais e organolépticas do azeite, os visitantes conhecem a história, métodos de produção e extração, método de colheita, manejo e também sobre os benefícios da Dieta do Mediterrâneo. 

No Empório Colonial e Boutique do Azeite o visitante encontra uma variedade de azeites de oliva extravirgem da grife Olivas de Gramado e de olivicultores do Rio Grande do Sul, além de uma linha com infusões aromáticas e cosméticos variados que concentram todos os benefícios contidos na oliva.  Schmiers, sucos naturais e outros produtos coloniais, de produtores locais também tem espaço de destaque.

O QUE VEM AÍ

A segunda colheita de frutos e a extração de um novo lote de azeites está prevista para os meses iniciais de 2022 - entre fevereiro e abril, dependendo do desenvolvimento das olivas, mas as novidades vão além do azeite de oliva. O parque está em fase de finalização de um novo espaço de visitação, o Belvedere do Sol, em uma área mais remota da que hoje concentra as principais atividades, e a da construção da Capela Olivas.

O Belvedere do Sol será um espaço mais reservado que terá entre as atrações um novo mirante; o Caminho das Oliveiras, com um exemplar de cada espécie plantada no parque e uma explicação de sua origem; o Espaço Zen, dedicado à práticas de meditação e autoconhecimento; e a parte mais lúdica fica por conta do Bosque Encantado, uma área de mata nativa onde moram fadas e duendes.

A área terá um serviço de alimentação com opções de lanches e os tradicionais piqueniques, além do cenário da ‘Janela da Alma’, com vista para o canyon. A caminho do Belvedere o visitante vai passar pelo Lago das Marrequinhas, onde em alguns períodos do ano podem se observar a passagem de aves migratórias, e pelo Refúgio das Corujas, lar de uma família de corujas buraqueiras. 

A Capela Olivas é mais um espaço pensado para a realização de eventos, demanda que tem aumentado nos últimos meses.  A Capela intimista, para dezenas de convidados, tem o fundo do altar todo de vidro como pano de fundo o visual arrebatador do vale do Rio Caí, e deverá receber muitos casamentos, mas também pode ser cenário para ensaios fotográficos. 

Olivas de Gramado

Funcionamento: Segunda a sexta, das 10h30 às 18h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h. Fora da alta temporada fechado às quartas.

Local: Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808 – Linha Nova – Gramado/RS

Ingresso: de R$ 89,90 – 1º lote - a R$ 119,90 (adulto). Desconto 50% para crianças de 12 a 16 anos, idosos e estudantes, até 11 anos isento. 

Fone/Whatts: (54) 99610.7626

Site: www.olivasdegramado.com.br

Instagram: @olivasdegramado

Facebook: www.facebook.com/olivasdegramado

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!