Life & HomeViagem & Turismo

Por que a Madeira é o melhor destino insular do mundo?

Por que a Madeira é o melhor destino insular do mundo?

Infraestrutura turística, paisagens naturais e segurança garantem o título à ilha

A Ilha da Madeira, situada em meio ao Oceano Atlântico, é famosa no mundo todo por suas belezas naturais e cenários impressionantes. Apesar de pequena, a ilha tem atrações e atividades para todo tipo de viajante, seja para quem viaja sozinho, em casal ou com a família e os amigos.

Espalhados por todo o arquipélago, estão locais charmosos, vistas impressionantes, patrimônios da humanidade, cenários lindos para fotos, museus, lugares inusitados, opções wellness e de muita adrenalina, e muito mais. É possível ficar horas só listando tudo de incrível que o destino oferece aos seus visitantes.

Por todos esses motivos, a Madeira tem recebido, ao longo dos anos, muitos prêmios que comprovam a excelência dos seus serviços e atrativos, colocando o destino no topo da lista dos melhores destinos turísticos do mundo.

No último ano, a Madeira conquistou pela oitava vez o título de “Melhor Destino Insular da Europa” e também foi considerada pela sétima vez o "Melhor Destino Insular do Mundo, ambos pelos World Travel Awards, além de outros prêmios como “Melhor Ilha de Férias para Crianças”, "Destino Paradisíaco da Europa", "Destino Mais Seguro da Europa para Viajar em 2021", e tantos outros, só neste ano!

Como não faltam motivos para uma visita à Ilha da Madeira, veja seis deles.

Estrutura
A ilha possui uma excelente infraestrutura que atende todo tipo de viajante. São centenas de opções de hospedagem, bares e restaurantes, spas, experiências, atrações e facilidades que farão a sua estadia no destino ser inesquecível. Além disso, a Madeira dispõe de um leque de atividades para todas as idades e gostos, seja para os turistas que preferem relaxar ou aqueles que procuram viver emoções em meio à natureza. Caminhadas, passeios de mountain bike, escaladas e outras opções garantem muita adrenalina, sempre com total segurança.

Segurança
Desde o início da pandemia, esta região autônoma que pertence a Portugal, não deixou de receber seus viajantes e apostou em estratégias focadas em se manter como um destino seguro com relação à Covid-19, oferecendo gratuitamente teste para detecção do vírus e a criação do “corredor verde”, para receber os visitantes já imunizados sem a necessidade do exame RT-PCR ou quarentena. A Madeira também criou uma cartilha de boas práticas e o aplicativo Madeira Safe, além de investir na certificação de gestão de riscos biológicos para os estabelecimentos turísticos.

Gastronomia
A gastronomia é um dos principais atrativos do Arquipélago da Madeira. A culinária madeirense é criativa e deliciosa, com foco especial nos produtos do mar e nos temperos e frutas locais. Com isso, as refeições se tornam banquetes incríveis, com iguarias de dar água na boca e experiências gastronômicas inesquecíveis. Não deixe de saborear alguns dos pratos típicos como o bife de atum e as lapas à moda da Madeira, harmonizados com os deliciosos vinhos produzidos na região.

Praias e balneários
As duas ilhas habitadas do Arquipélago da Madeira possuem características bem distintas e praias que vão encantar os visitantes. A Ilha da Madeira tem lindas praias de cascalho ou areia escura, todas de água transparente, como a Prainha no Caniçal, junto à Ponta de São Lourenço, e a Praia do Seixal, além de piscinas naturais fenomenais, como as de Porto Moniz e de Seixal.

Com uma paisagem diferente, Porto Santo tem praias de areia dourada e águas de um tom azul-turquesa, ideal para curtir os dias ensolarados. Entre elas estão Fontinha, Cabeço da Ponta e Ribeiro Salgado, que são inclusive praias com selo de Bandeira Azul. Além disso, as zonas balneares da ilha são incríveis e oferecem uma excelente infraestrutura com piscinas, restaurantes e outras facilidades para um dia inteiro de diversão com a família.

Cenários idílicos
Além das belas praias, a Madeira também tem florestas, montanhas, vinhedos, vilas charmosas e uma capital animada, a cidade do Funchal. São cenários impressionantes, que vão deixar os visitantes com o queixo caído. A Floresta Laurissilva é um bioma rico e único no mundo, com uma natureza exuberante que vale a pena explorar. Já a Fajã dos Padres é um tesouro escondido, acessível apenas por barco ou teleférico.

E nas levadas, é fácil relaxar e conectar-se com a natureza pelos caminhos belíssimos em meio à vegetação nativa. As levadas são, basicamente, canais de irrigação que levam água da parte norte do destino para a região sul. Elas começaram a ser construídas há mais de 400 anos e hoje são mais de 200 ao longo de cerca de 3 mil quilômetros.

Madeirenses
A fama dos moradores de um destino pode ajudar ou acabar com a reputação turística dele, não é mesmo? Na Madeira, os habitantes tornam a sua visita ainda mais agradável. Eles esbanjam hospitalidade e não se importam de responder perguntas ou de ajudar os visitantes. A simplicidade, a descontração e a cordialidade dos habitantes vão conquistar os turistas. Certeza de que você levará algumas dessas amizades para sempre!

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!