Life & HomeViagem & Turismo

Rota das Emoções

Rota das Emoções

Você pode nunca ter ouvido falar da Rota das Emoções, mas certamente já ouviu falar de Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.

A Rota das Emoções é um percurso de 900 quilômetros de estrada que inclui atrações turísticas de três Estados: Ceará, Maranhão e Piauí. Três destinos de belezas naturais e muita emoção.

Um roteiro único, que integra destinos incríveis pelo litoral dos estados em três áreas de proteção ambiental, o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA).

Criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para estimular o turismo da região, o projeto desenvolvido em conjunto com o Ministério do Turismo procurou capacitar as empresas que operam no roteiro, através da formatação de produtos, melhoria de qualidade e promoção dos destinos integrados.

O roteiro contempla praias, rios, mangues e lagoas de águas cristalinas, além de trilhas por dunas e áreas verdes, ecoturismo, prática de esportes, interação com a cultura local dos vilarejos, sempre com recepção muito hospitaleira em cada parada.

A Rota das Emoções ainda permite que inclua no roteiro principal, a passagem por outros destinos também de beleza natural ímpar, como a Costa dos Ventos – Caucaia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante/Trairi e Serra Nordeste (Tianguá, Ubajara e Viçosa), no Ceará; Pedro II, Piracuruca e Piripiri, no Piauí e Água Doce, Alcântara, Raposa, São José de Ribamar e São Luís, no Maranhão.

Confira as dicas da Riosul Turismo para cada um dos três principais destinos.

Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses é um paraíso em meio às dunas do Maranhão, e o auge da sua beleza é quando suas lagoas estão cheias. O ideal é viajar entre os meses de julho a setembro. Antes, a probabilidade de chuvas é maior, e depois, o nível das lagoas começa a diminuir. Ainda terá muita beleza para ver, mas as lagoas tem um encanto inexplicável.

A areia branca e fina marca o paradisíaco caminho percorrido pelos viajantes em meio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As lagoas de água doce entre as dunas formam um cenário único em todo o mundo e é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses. O bom é que, a cada nova porção de água entre as dunas, a sensação de estar no paraíso se repete. E melhor ainda é saber que são centenas de lagoas, em tons de azul e verde, capazes de fazer todo viajante feliz.

Entre os passeios mais procurados por lá estão o Circuito da Lagoa Azul, o Circuito da Lagoa Bonita, a visita à Lagoa das Emendadas e ao Canto de Atins. E nem só de lagoas vive o turismo por lá. Quem visitar os Lençóis Maranhenses poderá investir em dias na praia do Caburé e em Atins, em passeios pelo Rio Preguiças e Rio Formiga e até na prática de kitesurfe, que anda crescendo muito na região. Tudo envolvendo percursos em veículos 4x4, lindas paisagens, águas transparentes e areia sempre fina e muito branca. E como se não bastasse, ainda é possível apreciar a imensidão dos Lençóis Maranhenses em um sobrevoo

Jericoacoara

Já eleita uma das melhores praias do mundo, Jeri como é conhecida, também lhe dará um pôr do sol inesquecível. Jericoacoara é uma pequena vila de pescadores, meca de windsurf e kitesurf, no Ceará, e no Brasil. Localizado a cerca de 300 km a oeste de Fortaleza.

Jeri hoje conta uma estrutura de pousadas, hotéis, bares e restaurantes que a colocou na lista de “point internacional”, mas ainda mantém a preservação ambiental, e o aconchego de uma vila sem iluminação pública e estradas totalmente de areia.

Como em boa parte da Rota das Emoções, a partir de determinado ponto não há mais asfalto e os caminhos são de areia, portanto é recomendável o auxílio de guias locais, pois é muito comum encontrar carros atolados no percurso. Todo cuidado é pouco.

O calendário de chuvas é o mesmo para toda a Rota das Emoções. Entre as principais atrações de Jericoacoara então, a Duna do Pôr do Sol, no litoral oeste o  Passeio de Buggy até Tatajuba, no litoral leste a Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul, Pedra Furada e Árvore da Preguiça
E também,  a noite da vila é uma das atrações mais famosas. Repleta de música, turistas, e um clima encantador.

Delta do Parnaíba

Localizado entre os estados do Maranhão e Piauí, tendo em Parnaíba sua porta de entrada. É um raro fenômeno da natureza que ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representam: Barra de Tutoia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico.

Espelhos d´água, mangues, dunas, lagoas, animais silvestres, rios e praias com paisagens paradisíacas. Esse é o cenário que o turista vai encontrar no Delta do Parnaíba, um arquipélago com 2.700 quilômetros quadrados de área, formado por mais de 70 ilhas.

Entre as suas atrações está a praia de Barra Grande que é um dos destinos preferidos pelos fãs de kitesurf, o tradicional passeio de barco pelo Delta do Parnaíba, o passeio para ver a Revoada dos Guarás, e o Delta Safari Noturno.

Dicas gerais:

- Se possível, separe pelo menos 5 dias para desfrutar da beleza de cada destino.

- Fique atento às épocas de chuva.

Os três destinos possuem lagoas de água doce que enchem no período de chuva, e logo após começam a secar.

- Muito cuidado ao contratar serviços de transporte.

O transporte é na maior parte feito em terrenos de areia, e isso exige veículos apropriados e motoristas experientes.

- Muita atenção ao fazer as malas.

Considere levar somente o indispensável para facilitar no transporte entre os destinos.

- Aproveite! Você viverá muitas emoções em destinos que guardam uma beleza inexplicável.

Anote as dicas, mas não esqueça que o destino exige uma boa programação, e agentes de turismo capacitados que vão lhe indicar os melhores serviços para que possa desfrutar dessa experiência de belezas naturais e emoção de forma segura, tranquila e lhe garantir as melhores lembranças de viagem.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!