Santuário que está sendo construído em Ituporanga já tem data para inauguração

Santuário que está sendo construído em Ituporanga já tem data para inauguração - Crédito: Franciel Andrade

Santuário que está sendo construído em Ituporanga já tem data para inauguração

Aos poucos o Complexo Turístico Religioso de Ituporanga/SC está ganhando forma. A estátua de Nossa Senhora de Lourdes já foi concluída, faltando apenas detalhes da iluminação, e agora está em fase de construção as outros símbolos religiosos que farão parte do complexo: uma cruz com 50 metros de altura, uma escadaria com mais de mil degraus e um rosário gigante.

A obra foi idealizada pelo empresário Silvio Prim, da empresa Proaço, devoto de Nossa Senhora de Lourdes. “Quis fazer uma homenagem a ela e agradecer por tudo que ela tem me ajudado durante a minha caminhada”, justificou.

A estátua de Nossa Senhora de Lourdes tem 40 metros de altura e toda a estrutura pesa 300 toneladas – sendo maior que o Cristo Redentor, que pesa 1.145 toneladas e tem 38 metros de altura. Embaixo da Santa uma capela está sendo construída, que servirá como oratório, com capacidade para 120 pessoas. Em frente à estátua de Nossa Senhora de Lourdes já é possível avistar uma outra imagem, a de Santa Bernadete que também passa a compor o Santuário.

Praticamente ao lado da estátua, representando o ecumenismo, está sendo construída uma cruz, que terá 50 metros de altura e servirá de mirante, que será acessado através de um elevador. Da superfície do mirante, o público poderá admirar o local na altura do rosto da Santa e ainda ter uma visão privilegiada da cidade.

A escadaria que dará acesso ao Santuário terá mais e mil degraus e contará com áreas de descanso. Essas paradas terão outras imagens de Santos, que ficarão dispostas para a adoração dos fiéis. Ao todo serão 14 imagens, sendo eles: os 12 Apóstolos, a Boa Samaritana e uma estátua de Jesus Cristo.

O rosário ficará no início da escadaria, e terá 32 metros de altura e 10 metros de extensão. Ele contará com bolas de acrílico e luzes de led. A expectativa é que a cada mês o rosário fique exposto com uma cor diferente, mas, para isso acontecer está sendo feito um trabalho muito grande e complexo para impedir que os cabos de led molhem em dias de chuva. A empresa responsável por esse trabalho é a Bold Acrílicos.

O Complexo Turístico deve contar ainda com trilhas e acesso à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes existente próximo ao local do Santuário que está em construção. A obra do Santuário e Complexo Turístico é privada, sendo que todo o investimento vem do empresário Silvio Prim. O investimento inicial era de R$ 1,5 milhão, contando apenas com a construção da Santa. Mas, durante o período de construção o projeto aumentou e hoje já passa de R$ 10 milhões de investimentos.

A expectativa de inauguração é para o dia 11 de fevereiro de 2022, dia de Nossa Senhora de Lourdes, a protetora dos enfermos.

Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete

Nossa Senhora de Lourdes é conhecida como a santa das curas milagrosas e intercede por aqueles que sofrem de diversos males do corpo e da alma. Ela é celebrada no dia 11 de fevereiro, data em que se deu sua primeira aparição.

Nesta data, em 1858, na pequena vila de Lourdes na França, três amigas foram buscar lenha na mata que ficava perto da vila: Bernadete Soubirus de 14 anos, sua irmã Marie Toinette de 11 anos e a amiga Jeane Abadie, de 12 anos. 

A caminho do rio Gave, passaram por uma gruta, onde Bernadete ouviu a voz de uma mulher chamando-a carinhosamente. Ela entrou e viu a figura de uma jovem senhora vestida de branco, com uma faixa azul na cintura e um rosário de contas de pérolas em sua mão.

As duas começaram a rezar juntas, e pouco depois, Maria desapareceu. Por um período de cinco meses, Nossa Senhora de Lourdes apareceu para as três meninas, sempre marcando o dia e a hora que iria aparecer para elas.

Milagres de Nossa Senhora de Lourdes

Tanto a população quanto a Igreja desconfiaram de Bernadete e das crianças que viam Nossa Senhora de Lourdes. Por isso, Nossa Senhora, numa de suas últimas aparições, disse a Bernadete que fosse à gruta em determinado dia e hora e começasse a cavar o chão com as próprias mãos. Bernadete obedeceu e no local onde ela cavou, começou a brotar água e nunca mais parou. E era sabido por todos que ali, era um lugar seco onde jamais tivera fonte de água.

Ao saber da água que brotou na gruta, o povo começou a ir até lá em busca de cura. Então, começaram a acontecer curas inexplicáveis entre o povo que se banhava nas águas da gruta de Lourdes.

Alesc reconhece Santuário como ponto turístico 

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou por unanimidade o projeto de lei (PL), de autoria do deputado Milton Hobus, que reconhece o Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, em Ituporanga, como ponto turístico religioso do estado.

Segundo Hobus, quando estiver concluído, o santuário deverá atrair visitantes de todo o país. “Vai mudar a história da cidade de Ituporanga. É um grande investimento que está sendo feito pelo empresário Silvio Prim, que deve transformar o turismo religioso na região do Alto Vale”, disse o deputado.

A votação foi acompanhada pelo prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel. O PL foi elogiado por representantes de várias bancadas da Alesc. “Será mais um ponto de peregrinação em Santa Catarina, com um impacto social e econômico muito forte na região”, comentou o deputado José Milton Scheffer (PP).

O PL 154/2021 segue para votação da Redação Final, antes de ser encaminhada para análise do governador.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!