TecnologiaInovação

Torneio SESI de Robótica FLL será virtual

Torneio SESI de Robótica FLL será virtual

A competição acontecerá entre os dias 09 e 10 de abril, de forma on-line e gratuita

Participarão do torneio 16 equipes da Escola S e outras seis de escolas públicas e de redes privadas. Rio do Sul será representado pela equipe Little Builders, da Escola S do Alto Vale do Itajaí, formada pelos estudantes do 8º ano, Bernardo Franco, Eduardo Leal Cristofolini, Isabelle Cecília Arnhold e Júlia Mayer, com apoio do técnico Daniel Rudolf.

Para esta temporada, o tema é RePLAY. O intuito é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde. Deste modo, os participantes devem pensar em formas inovadoras de motivar e tornar as pessoas mais ativas. O primeiro critério de avaliação é o Projeto de Inovação. “Nós pesquisamos para entender o que as pessoas fazem ao invés de praticar exercícios. Muitas relatam não ter tempo ou, quando têm, preferem ficar no celular, televisão, computador, etc. Vários institutos de pesquisa descobriram que, durante a pandemia, houve um aumento significativo no uso de celulares e uma diminuição na prática de exercícios. Isso elevou o índice de pessoas sedentárias no Brasil e no mundo”, explicou o estudante Eduardo Leal Cristofolini.

Os estudantes propuseram como solução uma máquina, que chamaram de “FIT Builders”, para motivar as pessoas a praticarem atividades físicas. “É uma referência a um projeto do governo indiano, chamado FIT Índia. Nosso equipamento é um simulador de caminhada. Ele seria colocado em indústrias para incentivar a prática de exercícios através de desafios lançados aos colaboradores, com recompensas para quem tiver o melhor desempenho”, acrescentou Eduardo. Além do Projeto de Inovação, as equipes também serão avaliadas no Desafio do Robô, Design do Robô e Core Values (trabalho em equipe, inclusão, diversão e inovação).

A competição, que era realizada presencialmente e recebia milhares de visitantes, agora poderá ser acompanhada pelo público de maneira virtual, com conteúdos exclusivos sobre robótica, desafios ao vivo e depoimentos de quem já vivenciou esta experiência. Para isso basta se inscrever no link: https://hybri.online/torneio_de_robotica

O ensino de robótica faz parte do currículo na Escola S há anos e tem contribuído para despertar nos estudantes o interesse por carreiras mais tecnológicas e engenharias. O Torneio SESI de Robótica FLL comprova esses benefícios.. As equipes classificadas nesta fase regional garantem vaga para a etapa nacional do Festival SESI de Robótica, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de maio.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!