Life & HomeViagem & Turismo

Vale Europeu investe em reposicionamento como destino turístico para fortalecer segmento

Vale Europeu investe em reposicionamento como destino turístico para fortalecer segmento

Iniciativa do Sebrae/SC com o Convention Bureau atua na criação de uma plataforma estratégica de comunicação e marketing para a região através do projeto de branding de destino

Região escolhida por turistas em busca de belezas naturais, turismo rural, arquitetura e culinária típicas, o Vale Europeu busca se diferenciar enquanto destino, especialmente neste momento desafiador para o turismo, gerado pela crise do coronavírus. A região é alvo de um projeto de reposicionamento que vai unir turismo, políticas públicas e marketing em torno do Place Branding. A iniciativa é do Sebrae/SC em parceria com o Vale Europeu Convention Bureau.

No projeto, estão previstas ações que buscam unificar a identidade turística do destino para fortalecer a comunicação com todos os públicos envolvidos– turistas, empreendedores, moradores locais. Serão cerca de quatro meses de trabalho, com o estudo de ações envolvendo políticas públicas, turismo e marketing para consolidar uma plataforma única de comunicação para o Vale Europeu.

Luciana Thomé, consultora do Sebrae/SC que atua com gestão do turismo, explica que este tipo de ação ainda é pouco explorado no país, mas é um caminho assertivo, especialmente para o reposicionamento em tempos de pandemia. “É um trabalho diferenciado que vem ao encontro da necessidade de construir uma nova estratégia de posicionamento para os destinos, especialmente neste momento crítico pelo qual o turismo mundial está passando. Num novo cenário é fundamental avaliar o contexto do destino e do mercado, e elaborar uma nova forma para posicioná-lo e orientá-lo sobre como se comunicar com os diversos públicos-alvo (empresários, moradores, turistas)”, destaca.

Para Aloísio Salomon, especialista do Sebrae/SC, as vantagens do Branding de Destino vão além da criação de uma plataforma estratégica de comunicação com os diversos públicos para a região. “Essa unificação da comunicação e posicionamento do destino turístico dará ao Vale Europeu insumos para a recuperação do turismo. Será um resgate de valores e potencialidades da região para fortalecê-las e criar uma sinergia na comunicação com o mercado”, comenta.

Develon da Rocha, presidente do Convention Bureau, reforça que a iniciativa reflete a união de entidades públicas e privadas para agregar valor à região. “O projeto de Branding de Destino é fundamental para fortalecer um movimento regional que já estávamos executando para alavancar o Vale Europeu enquanto destino turístico. Neste momento desafiador a iniciativa é ainda mais importante e tenho certeza de que o trabalho que estamos realizando servirá de case para muitas outras regiões turísticas do país”, avalia.

Ações de entrega já definidas

O primeiro resultado que deve surgir a partir dos estudos dos especialistas é o Mapa de Valor e Diretrizes Estratégicas da Comunicação. Com este trabalho, o posicionamento do destino Vale Europeu e suas potencialidades para o mercado no período de recuperação do turismo, além de ações para comunicá-las, deve ficar mais claro e fortalecido.

A segunda entrega é a de proposições de projetos e campanhas para consolidação da estratégia de branding para o destino. Com ações integradas, será mais fácil para o turista identificar escolher o Vale Europeu enquanto destino turístico.

Por fim, uma identidade visual e um sistema gráfico para unificação da comunicação do Vale Europeu enquanto destino serão incorporados ao projeto.

Além do Sebrae/SC e do Convention, o processo de Branding de Destino vai promover discussões e parcerias com entidades locais ligadas ao turismo e administração dos cinco municípios da região: Blumenau, Pomerode, Timbó, Indaial e Gaspar.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!