Vinícolas catarinenses brindam fim da Substituição Tributária

Com anúncio da medida que passa a vigorar a partir de outubro, produtores buscam ampliar mercados

Vinícolas catarinenses brindam fim da Substituição Tributária

Com anúncio da medida que passa a vigorar a partir de outubro, produtores buscam ampliar mercados

As micro e pequenas vinícolas de Santa Catarina têm bons motivos para comemoração. Isso porque foi anunciado o fim da Substituição Tributária (ST) para o vinhos e derivados catarinenses. A medida do governador Carlos Moisés da Silva atende à demanda aos vitivinicultores do Estado que está entre os maiores produtores brasileiros. A partir do dia 1º de outubro, as empresas não precisarão pagar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de forma antecipada, antes da comercialização ao consumidor final.

Santa Catarina é o segundo estado da região Sul a adotar o fim do mecanismo. O Rio Grande do Sul já havia tomado a medida e a cobrança antecipada não ocorre desde agosto. O governo do Paraná também deverá anunciar o fim da ST em novembro.

O presidente da Associação Vinho de Altitude Produtores e Associados de Santa Catarina, José Eduardo Bassetti, afirma que a retirada da ST trará maiores condições de competitividade, em especial para vendas fora do estado.

“A diferença da tributação do vinho importado chega a quase 10 vezes, já que a ST nestes produtos é sobre o valor de entrada enquanto a dos nossos vinhos é sobre o valor de comercialização. Temos a convicção de que este anúncio vai ajudar nesta expansão que estamos projetando, com a participação em grandes feiras como a Wine South America e a possibilidade de mostrar a qualidade dos nossos produtos para o público”, acredita.

De 25 a 27 de setembro, 15 vinícolas de micro e pequeno porte dos Vales da Uva Goethe e dos Planaltos Serrano e do Norte levarão à segunda edição da Wine South America – Feira Internacional do Vinho, em Bento Gonçalves (RS), a qualidade e a diversidade de seus rótulos para um estande exclusivo dos vinhos catarinenses, valorizando o terroir de cada uma das diferentes regiões. A participação coletiva é viabilizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina.          

Para o diretor da Wine South America, Marcos Milanez, o aumento de vinícolas de Santa Catarina presentes na feira e o anúncio do fim da ST deverão contribuir para expandir a venda de vinhos catarinenses no mercado.

“Teremos compradores de todos os estados brasileiros e essa medida traz maior competividade para estas empresas, melhorando o capital de giro e atraindo novos negócios”, avalia.      

Confira as vinícolas que estarão no estande:    
Casa del Nonno - Urussanga (SC)           
De Noni - Urussanga (SC)           
Hiragami - São Joaquim (SC) 
Leone Di Venezia - São Joaquim (SC)                    
Pericó - São Joaquim (SC)            
Serra do Sol - Urubici (SC)         
Suzin - São Joaquim (SC)           
Thera - Bom Retiro (SC)                
Vigna Mazon - Urussanga (SC)                
Villa Francioni - São Joaquim (SC)      
Villaggio Bassetti - São Joaquim (SC)                       
Villaggio Conti - São Joaquim (SC)          
Vinhedos do Monte Agudo - São Joaquim (SC)            
Vinhos Quarezemin - Içara (SC)                 
Vinhos Trevisol - Urussanga (SC)      

Sobre a Wine South America             
Maior feira de vinhos profissional da América Latina, a Wine South America chega à segunda edição focada em promover negócios entre a indústria, os compradores de varejo e os profissionais do vinho. Durante três dias, o evento reunirá, em 10 mil metros quadrados, os principais players do Brasil e do Exterior, que buscam iniciar ou ampliar negócios especialmente nos países do continente latino-americano. Em 2019, o evento contará com mais de 250 marcas expositoras das principais regiões produtoras nacionais e internacionais. Até o momento, 10 países estão confirmados: África do Sul, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. Os setores de destilados e olivicultura também integram o portfólio.

SERVIÇO  
2ª Wine South America – Feira Internacional do Vinho                             
Quando: de 25 a 27 de setembro de 2019 (quarta a sexta-feira), das 14h às 21h                   
Onde: Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481), em Bento Gonçalves (RS) - Brasil          
Ingressos: no site www.winesa.com.br        
Públicos-alvo: importadores e exportadores de bebidas; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas      
Outras informações: no site www.winesa.com.br, pelo e-mail info@winesa.com.br ou pelo telefone (54) 3455.6711            
Patrocínio: Sicredi, Caixa, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, BRDE e Badesul

FOTO
Legenda:
 José Eduardo Bassetti, presidente da Associação Vinho de Altitude, acredita que a retirada da ST trará maiores condições de competitividade 
Crédito: Tatiana Cavagnolli

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!