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Você está preparado para o social commerce?

O Instagram hoje já é visto como uma grande porta para inspiração de vida e desejos materiais. Em algum momento você já deve ter percebido aquela “sacolinha” de compras junto a foto. Se não viu, se liga! A finalização de compras dentro do aplicativo já vem mudando a forma com que passamos a enxergar as oportunidades de vendas na grande rede.

Esse aumento de popularidade das redes sociais tem propiciado oportunidades para novos modelos de negócio voltados para o Comércio Eletrônico, sendo recentemente referido como social commerce. O termo social commerce é o resultado da fusão das palavras SOCIAL MEDIA + E-COMMERCE. Na prática, o social commerce é a utilização das mídias sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, entre outras, com o objetivo de concretizar transações comerciais.

Resumindo, pode-se dizer que o social commerce é o conceito do “boca a boca” aplicado ao mundo virtual. Está vinculado as interações dos clientes com o conteúdo. A interação pode assumir muitas formas, mas a mais comum é a avaliação e comentário. Usuários das mídias sociais são encorajados a recomendar e compartilhar informações sobre produtos e serviços com sua rede de amigos, ou vender ou compartilhar produtos através das mídias sociais.

Talvez você esteja se perguntando: em quais redes/mídias devo estar? Pode ser um website, um e-commerce, uma Fanpage no Facebook, uma conta comercial no Instagram... e por aí vai, mas, a resposta vai depender de você e do quanto você tem para investir e para produzir conteúdo de qualidade para distribuir nas suas mídias. Também não adianta querer estar em tudo, pois acredito que não conseguirá dar atenção a metade dos seus canais. Avalie quais são os melhores lugares para se conectar com seus clientes, conheça a tua “persona” (cliente ideal) e aí sim, defina as redes que poderão lhe ajudar.

Por fim, acredita-se que o comércio intermediado pelas mídias sociais traz benefícios tanto para os consumidores quanto para as empresas. Os consumidores são capazes de fazer compras mais precisas baseadas nas informações fornecidas não só pelas empresas, mas também por outros compradores. As empresas conseguem entender melhor comportamento do consumidor, o que ajuda a desenvolver estratégias de negócios mais eficientes e aumentar o lucro.

De qualquer forma, é hora de explorar mais deste potencial das mídias sociais, e desta tendência que é o social commerce. E se você ou sua empresa ainda estão se questionando se devem ou não fazer algo relacionado às mídias sociais, lamento, estão atrasados.

Juarez Vinícius Miglioli

Especialista em Marketing Digital

 

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