Notícias

05/06/2015

Rio do Sul

A Capital do Alto Vale é ponto de encontro gastronômico da região

A capital econômica e do comércio do Alto Vale, além de ser o ponto de encontro gastronômico, apresenta ainda inúmeras belezas naturais como cachoeiras, rios e montanhas que podem ser explorados de bicicleta ou a pé, e servem para a prática de esportes como voo livre e canyoning. O município também preserva as tradições em festas como a Kegelfest, Festa Nacional do Bolão, Anima Italiana e Motosul.
Os principais atrativos naturais são o Morro do Funil, as cachoeiras da Magia, dos Índios, do Fundo Canoas, da Valada São Paulo, Morro dos Três Picos e Pico da Bandeira. Já no Morro do Tschumi, no Bairro Bela Aliança, há rampas para voo livre e no Parque Harry Hobus, o visitante pode se divertir e apreciar bons momentos em família.
Destaque também para construções históricas como a Catedral São João Batista, uma das mais belas da região, o Museu da Madeira que retrata parte da história do período do desenvolvimento econômico do Alto Vale, o Museu Histórico Cultural que ocupa o espaço da antiga estação ferroviária, a Ponte do Arcos, que era passagem para o trem que cortava a cidade e a Fundação Cultural de Rio do Sul - Centro Cultural Prefeito Nodgi Enéas Pellizzetti.
Através do ‘‘Projeto 4 Cantos – Conheça Rio do Sul’’ é possível apreciar propriedades rurais nas localidades de Albertina, Bela Aliança, Itoupava e Valada São Paulo. Os visitantes podem ver a produção de queijos, embutidos, geleias, cachaça artesanal, vinhos e sucos orgânicos além do artesanato, caminhada, cachoeiras e se deliciar com café colonial e almoços típicos.

Gastronomia variada

Bolos, cucas e bolachas são produzidos artesanalmente pela dona Leonita, na localidade de Fundos Albertina. A sra. Elvira Harbs abre as portas do Bar Germânico para quem gosta de estar em um ambiente familiar, degustar de uma comida típica alemã feita em forno à lenha ou o pastel caseiro feito na hora.
O Pesque-pague Nascente, na comunidade de Albertina, oferece uma infraestrutura com lagoas para pesca, todas elas com quiosques e churrasqueiras. Possui playground para as crianças, campo de futebol suíço e sala para confraternização e reuniões. No restaurante são servidos pratos opcionais à base de peixe. Já o Pesque-pague Rainha do Vale, em Alto Bela Aliança, oferece, além da pesca, petiscos, porções fritas de batata, polenta e peixe nos finais de semana. De segunda a sexta-feira o atendimento é sob reserva. O Parque Aquático Terra Nostra conta com ampla área de lazer junto à natureza, com piscinas para adultos e crianças, toboáguas e quiosques.
A Cachaça Artesanal Bela Aliança produz licores, conhaque, cachaça e grappa, além de geleias e queijos coloniais. No Armazém Casa Verde, na Bela Aliança, é possível encontrar doces caseiros, biscoitos, mel, melado, licores e vinhos. Já no Sítio Jave, que fica localizado aos pés do Morro do Funil na Valada São Paulo, trilhas ecológicas, lagoas e a típica gastronomia são destaques.
Inserido no Circuito Municipal da Acolhida na Colônia e do Turismo Rural de Rio do Sul (ATUR), o Sítio Heiber trabalha na agricultura familiar orgânica, através das hortaliças e morangos e da criação de gado, porcos e galinhas em pequena escala. Com foco no turismo pedagógico, a estrutura da propriedade contempla área de lazer para atividades de recreação ao ar livre, com casa na árvore, cabana, carrinho de madeira, espaço para futebol e outras brincadeiras. O Sítio Schlesser, na Serra Taboão, tem como principal destaque a produção de mel, onde os visiantes podem conhecer todo o processo de manipulação do produto.
Durante as sexta-feiras ocorre na Praça Ermembergo Pellizzetti a Feira do Turismo Rural. Promovida pelo ATUR, é possível levar para casa doces, bolachas, tortas, pães, geleias, queijos, sucos, cucas entre outros. Já no Calçadão Osni José Gonçalves, aos sábados e uma vez por mês, é realizada a Feira de Artesanato.
Já na área central da cidade, restaurantes e confeitarias também trazem uma gastronomia variada. Entre eles a Padaria Confeitaria e Cafeteria Famiglia Boanini, Ristorante e Pizzeria La Fiorentina, Papos e Churrascos, Churrascaria São João, Restaurante Concórdia, Don Giovanni, Kaishi Asian Food, Gdoky Pizza Bar, Cervejaria Hindenburg, Cachaçaria Água Doce, Kotei Temakeria & Sushi bar, Café Elaine Doces Finos, Garden Café, Doce & Companhia, Churrascaria Bom Churrasco, Da Telha, Opa Bier, Passaparola Ristorante, Armazém do Rosa, Osteria La Campagnaga, Vinícola Molinari, Don Ernesto entre outros.
Especiais/2015/Capa_Municipios_04_2015.jpg

Notícia relacionada à revista: Edição Especial Municípios do Alto Vale jun/2015