Tecnologia

Fintech catarinense desenvolve tecnologia que dispensa fiador para aluguel de imóveis

Fintech catarinense desenvolve tecnologia que dispensa fiador para aluguel de imóveis

Sistema desenvolvido pela brasileira CredPago agilizará o mercado imobiliário com garantia locatícia digital e aprovação de cadastro imediata

Desburocratizar para agilizar o processo de aluguel de imóveis, gerando mais negócios. A fintech brasileira CredPago, empresa especializada em garantia locatícia por meio de cartão de crédito, inova ao realizar a análise de cadastro do locatário de forma instantânea, desta forma, o cliente poderá alugar um imóvel no mesmo dia da visita. A novidade foi lançada em agosto em todo o país, inclusive entre imobiliárias. 

De acordo com Fábio Cruz, CTO da CredPago,  rapidez é um diferencial e permite que o contrato seja assinado sem a necessidade de um fiador ou comprovação de renda. Acessível a imobiliárias e corretores de todo o país, a tecnologia garante mais agilidade e segurança a locatários e locadores. “Nosso prazo para aprovação que era de 15 minutos passará a ser imediato. O tempo já era curto comparado com a concorrência, que normalmente levava até 7 dias para completar a operação. Reduzimos ainda mais, pois o mercado imobiliário demanda essa agilidade. Não se pode mais perder tempo esperando até que o cliente localize um fiador para aprovar o cadastro. Para o locatário é a certeza de que ele alugará o imóvel, escapando da instabilidade da reserva. Para a imobiliária isso representa um enorme aumento no percentual de conversão de negócios”, explica Cruz. 

Além da aprovação instantânea, a CredPago oferece a garantia locatícia com taxa que vai de 8% e 10% - percentuais mais baratos dos que os cobrados por seguradoras, que pode chegar a 14%. “Todo o processo é seguro para imobiliárias e proprietários. E em caso de inadimplência, nosso processo permite a retirada do inquilino de forma mais rápida. Na maioria dos casos esse prazo é de três meses”, acrescenta. 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de imóveis alugados em 2018 teve um salto de 5,3% em comparação a 2017. A tendência é o número avançar em 2019. “Em dois anos, entre 2017 e 2019, a CredPago cresceu 400%. O percentual é um dos indicativos que mostram que os brasileiros estão começando a seguir um movimento internacional de optar pelo aluguel ao invés de adquirir o imóvel. Estimamos que ocorra um crescimento de 19% ao ano no número de locações no Brasil. Pelo menos nos próximos cinco anos a tendência é que índice avance”, analisa Cruz.

A empresa surgiu há três anos com  o propósito de digitalizar o processo de locação de imóveis. Hoje a CredPago atende mais de 6 mil imobiliárias em todo o país e emprega mais de 100 colaboradores diretos. 

Sobre a CredPago

A CredPago é uma fintech que usa tecnologia para trazer soluções para imobiliárias, inquilinos e proprietários de imóveis. Presente em todo o país, a empresa oferece um mix de serviços que agiliza o processo de locação, eliminando a burocracia de forma 100% digital. A empresa foi criada em 2016, em Joinville (SC), e está na lista das “100 Startups Brasileiras Pra Ficar de Olho 2019” publicada pelas revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, da Editora Globo. A lista, desenvolvida em conjunto pelas consultorias Corp.vc e EloGroup, foi o resultado de um trabalho que avaliou mais de 2 mil startups do ecossistema brasileiro, que tem mais de 10 mil empresas cadastradas, e traz a CredPago como umas das 11 fintechs selecionadas. 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!