Tecnologia

Instituto SENAI de Inovação de SC desenvolve cadeira de rodas comandada pelo olho

Instituto SENAI de Inovação de SC desenvolve cadeira de rodas comandada pelo olho

Tecnologia conta com plataforma de comunicação da empresa Tobii/ Dynavox; desafio agora é conseguir parceiros para permitir democratização do equipamento

tação da cadeira de rodas movida por movimento ocular desenvolvida pelo SENAI em SC (Foto: Miguel Angelo/ Agência CNI de Notícias)

Para adequar o trabalho às necessidades reais das pessoas com deficiência, o protótipo foi desenvolvido com participação do general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, acometido por Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A tecnologia conta com plataforma de comunicação da empresa Tobii/Dynavox. O Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados internalizou novas competências como o desenvolvimento de um sistema operacional e eletrônico que permitisse a integração com o sistema de detecção ocular da empresa Tobii e a integração e controle de uma cadeira de rodas elétrica comercial, para viabilizar o protótipo com controle por movimentação ocular da cadeira de rodas motorizada.

“Para nós, desenvolver esse projeto foi um sonho. Damos à tecnologia um uso prático para atender aqueles que mais necessitam”, afirma o cientista-chefe do Instituto de Inovação em Sistemas Embarcados do SENAI Santa Catarina, André Pierre Mattei. O desafio agora é conseguir parceiros para permitir a democratização do equipamento por meio da comercialização no mercado.  

O pesquisador-chefe do projeto, Vinicius Bigoni Perozzi, explica que a tecnologia conta com leitor ótico. “Desligamos o controle manual e instalamos um software de leitor ótico que envia comando ao computador que controla a direção da cadeira”.
O general Villas Bôas, que comandou por quatro anos o Exército brasileiro, foi membro-fundador do Conselho Temático da Indústria da Defesa (Condefesa) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), lançou na última semana o Instituto General Villas Bôas, para estimular o desenvolvimento de tecnologias assistivas. 

No evento de lançamento, a cadeira de rodas foi exposta, junto com outros equipamentos tecnológicos desenvolvidos para dar suporte a pessoas com algum tipo de limitação. 

Instituto SENAI 
O Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados de Santa Catarina, faz parte da rede 26 Institutos SENAI de Inovação, que atuam em âmbito nacional e que contam com profissionais altamente qualificados e infraestrutura tecnológica atualizada. 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!