Tecnologia

Sustentabilidade: Unifique inaugura maior usina particular de energia solar fotovoltaica de Santa Catarina

Sustentabilidade: Unifique inaugura maior usina particular de energia solar fotovoltaica de Santa Catarina

Com isso, a operadora de Telecomunicações passa a usar energia limpa e renovável em suas operações em todo o estado

A energia solar tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil - 7º país que mais consome energia no mundo, de acordo com o Banco Mundial. Além de ser uma fonte de energia limpa e renovável, um estudo realizado pela empresa Lazard, revela que a energia solar é a mais barata disponível e tem se tornado mais acessível a cada ano.

Pensando nisso, a Unifique, operadora de Telecomunicações com sede em Timbó (SC), eleita a melhor operadora banda larga do Brasil pela Anatel, construiu a maior usina particular de energia solar fotovoltaica de Santa Catarina para consumo em sua operação. Construída em Planalto Alegre (SC), cidade com o melhor índice de insolação no estado, a instalação possui  3.600 painéis, que poderiam abastecer 1.100 residências por um mês (1.224kw).

"Depois de 8 meses de construção e um investimento que ultrapassou R$ 4 milhões, teremos suficiência energética em todo o estado. A estimativa é que nossa redução em consumo de energia chegue a 100% de nossa demanda abrangendo todas nossas unidades consumidoras", revela Luiz Bogo Junior, do setor de Controladoria da Unifique.. "É mais um passo importante que damos em prol da sustentabilidade". 

Sobre a Unifique 

Com 22 anos de atuação no mercado, a operadora tem foco em serviços de alta performance de tecnologia, dentre eles internet de alta velocidade com fibra óptica e serviços de Data Center. Além de link e nuvem, opera com TV por assinatura e telefonia fixa, e em breve, lançará sua operação em telefonia móvel.

Além de ser eleita a melhor banda larga fixa do Brasil em 2019, a empresa dobrou o crescimento orgânico de ativações e aumentando o faturamento em 35%. Encerrou o ano com quase mil colaboradores e com uma rede de fibra óptica com mais de 10 mil quilômetros. 

Para os próximos dois anos, a Unifique anunciou investimentos de R$400 milhões. A aplicação será para a ampliação das redes onde a operadora já atua (mais de 120 cidades catarinenses e outras três no Paraná) e para a implantação de novas redes Fiber to the Home (FTTH), tecnologia para o fornecimento residencial de TV, internet banda larga e telefonia fixa.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!